Os pacientes adultos e idosos acamados atendidos na Rede Municipal de Saúde não precisam mais se preocupar com o deslocamento à unidade básica para receber acompanhamento clínico. A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vinhedo lançou o Programa de Atenção Domiciliar, para atender em casas os pacientes que não podem se locomover, mas precisam receber acompanhamento médico e cuidados para tratamento e controle de doenças.
A equipe do programa é formada por uma médica clínica geral, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem, que realizam atendimento de acordo com a necessidade de cada caso. Em alguns casos o retorno dos profissionais da saúde é diário e caso seja necessário também é disponibilizado um profissional de fisioterapia para atuar na prevenção, cura ou reabilitação da capacidade física do paciente, especialmente com a orientação do "cuidador".
Hoje estão cadastrados no programa cerca de 40 pessoas, a maioria idosos quer precisam de tratamento de doenças como diabetes, hipertensão e AVC – Acidente Vacular Cerebral. Também é feito procedimentos como tratamento de feridas e curativos especiais, instalação de sonda urinária e alimentar.
Quando o paciente precisa de tratamento especializado é feito agendamento com agilidade para ser atendido por um médico da rede. Também é feita a coleta de exames, como de sangue, uma facilidade para os pacientes que não precisam mais se dirigir a um laboratório.
Em casos emergenciais é indicado que o resgate seja solicitado.
De acordo com a médica do programa, dra. Selma Hohne, a proposta do programa é atender pacientes acamados, usuários do Sistema Único de Saúde – SUS e que tenham um cuidador responsável para receber as orientações necessárias. “Em função da necessidade de atendermos os pacientes em casas, a secretária de Saúde Regina Sterse solicitou logo no início do ano que montassemos um projeto. Iniciamos com cadastro dos pacientes que já faziam curativos nas unidades básicas de saúde e em seguida solicitamos os dados na Santa Casa. O programa é de extrema importância já que muitas pessoas ficavam sem assistência e orientação porque não conseguiam se deslocar à uma unidade de saúde, além disso procuramos dar orientações para ajudar os familiares a cuidarem dos pacientes, para ser feito o trabalho em parceria, entre o cuidador e a Secretaria de Saúde”, explicou a médica.
A dona de casa Eni De Camargo aprovou a iniciativa da Prefeitura. Ela cuida diariamente do marido, Antonio, de 79 anos, que há 9 sofreu um derrame. “Para mim facilitou muito porque enfrentava dificuldades de levá-lo ao posto de saúde para receber acompanhamento de rotina. Sei que eles está sendo bem tratado por estas profissionais”, explicou Eni.
Para fazer parte do programa é necessário se dirigir à Secretaria de Saúde ou unidade de saúde mais próxima e informar os dados da pessoa que necessita de atendimento em casa.
O prefeito Milton Serafim afirma que projetos como este tem o objetivo de aumentar a atenção à saúde da população, principalmente idosa, um de seus principais compromissos firmados desde a campanha. “Iremos implantar ações estratégicas não só na área da saúde, mas também da assistência social, para que o idoso possa ter a garantia de direitos essenciais, assegurados no Estatuto do Idoso, como saúde, cultura, lazer e dignidade”, explicou Milton Serafim.
Informações podem ser obtidas na Secretaria de Saúde, localziada na Rua Monteiro de Barros, 530, Centro ou pelo telefone 3826-7499.
Unidades da Rede Municipal de Saúde
– Policlínica Capela – Rua Juliana Von Zuben Dêgelo, 90 – 3876-1726
– UBS Vila João XXIII – Rua Arthur Biancalana,120 – 3876-5285
– UBS Três Irmãos – Rua Agenor Gallo s/nº – 3876- 4714
– UBS Vila Planalto – Rua Brasília, 273 – 3876- 1841
– UBS Casa Verde – Rua Morubixaba s/nº- 3886 – 2395
– Centro Médico do São Matheus – Av. Presidente Castelo Branco nº 1.375 3886-2394