Na data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, prefeito, vereadores e secretário debateram com alunos do terceiro e quarto ano do Ensino Fundamental, questões ambientais de Vinhedo
Na manhã da última sexta-feira, 5, data em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma comitiva composta pelo prefeito Milton Serafim, secretário de Meio Ambiente Cassio Capovilla, presidente da Câmara Cidinho e os vereadores Ana Genezini (PTB), Adriano Corazzari (PSB), Márcio Melle (PSB) e Donizete Lopes participou de debate com representantes de classes dos terceiros e quartos anos do Ensino Fundamental, seguido de café-da-manhã, na Escola Municipal Maria de Lourdes Von Zuben, Jardim Miriam.
O encontro entre alunos e autoridades, sugerido pela vereadora Ana Genezini foi motivado pelo projeto intersetorial “Município Verde” que também está sendo desenvolvido nas escolas, e teve o intuito de esclarecer dúvidas dos alunos e aumentar a conscientização e participação ativa das crianças no processo de preservação e recuperação do meio ambiente.
Na ocasião os representantes de cada classe fizeram uma pergunta às autoridades e expuseram suas dúvidas e preocupações a respeito do tema. Além de responder os questionamentos, as autoridades detalharam as crianças o processo de armazenamento e retirada de lixo de Vinhedo, trituração dos entulhos de construção, material reciclável, entre outros. Os alunos também contaram suas experiências em casa sobre sua contribuição com o meio ambiente, como armazenamento de óleo, separação de plástico, entre outros. “É extremamente interessante esse debate, pois as crianças pesquisam, estudam e aprendem na prática”, afirmou a diretora Elaine Ferraz. Já a vereadora Ana Genezini enfocou a importância do "reciclar", principalmente quanto ao reuso do óleo de cozinha nas residências. "Cada vez mais cedo, as crianças tem a noção de responsabilidade social quanto ao meio ambiente e a conscientização dos adultos quanto ao trabalho de recuperação ambiental através da reciclagem com certeza está nas mãos dessas crianças tão conectadas com a triste realidade de nosso planeta, e tão antenadas e engajadas em fazer de Vinhedo a cidade saudável que queremos".
Para o prefeito Milton Serafim, a educação ambiental traz ótimos resultados, já que cabe aos alunos ensinar os pais. “Essa geração tem que ensinar os mais antigos e alertar os pais sobre possíveis procedimentos errados. Vinhedo está caminhando para atingir o status de município verde e para isso eu preciso da ajuda de vocês. Por isso produzam menos lixo, reciclem“, pediu.
No final do debate todos os alunos e autoridades participaram de grande café-da-manhã oferecido pela escola. “É desta forma que iremos formar cada vez mais cidadãos compromissados com Vinhedo e com o futuro do planeta“, elogiou Cidinho.
Município Verde
O projeto Município Verde tem a finalidade de promover a recuperação e preservação da qualidade ambiental em Vinhedo, se apoiando em 10 diretrizes bases: esgoto tratado; coleta mínima de lixo; recuperação da mata ciliar; arborização urbana; educação ambiental; habitação sustentável; uso racional da água, controle da poluição do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Participar do projeto e apresentar bons resultados significa ter prioridade na obtenção de recursos do Governo do Estado, principalmente dos provenientes do Fehidro – Fundo Estadual de Recursos Hídricos e do Fecop – Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.
Para isso, estão sendo levantadas em todas as secretarias municipais as ações para que os dados sejam avaliados pelo Governo do Estado. A Prefeitura tem até o final do mês de agosto para apresentar todos os projetos já desenvolvidos no município e novas ações para preservação ambiental em Vinhedo.