Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vinhedo começa esta semana a distribuir material informativo em escolas públicas e privadas e em consultórios médicos pediátricos para divulgar a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia Infantil, que será realizada no próximo dia 20.
O objetivo é incentivar os pais a levarem seus filhos para serem vacinados. “Solicitamos a colaboração das instituições de ensino e profissionais da saúde para divulgarmos, junto aos pais e responsáveis, a importância de levarem as crianças menores de 5 anos para receber a dose da gotinha. Entregaremos o material com antecedência para que seja anexado na agenda dos alunos e entregue durante as consultas médicas. O objetivo é manter alta a cobertura vacinal contra poliomielite, já que a prevenção é o meio mais seguro de controlar a doença. É através desse esforço que conseguimos manter o Brasil livre da poliomielite, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial”, explicou a secretária de Saúde, Regina Sterse.
Durante a Campanha de Vacinação, que será realizada nas unidades básicas de saúde e postos volantes, as crianças que comparecerem nos postos de vacinação receberão doses de vacinas que estiverem em atraso. Para isso, será preciso apresentar a carteirinha de vacinação.
A vacina contra a pólio é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.
A poliomielite é uma doença viral aguda que pode ocorrer sob forma de infecção. É caracterizada por febre, mal-estar, dor de cabeça e, em certos casos, paralisia. Qualquer caso da doença deve ser imediatamente notificado para a vigilância epidemiológica da região.
Surpresa Especial
As crianças que comparecerem nos postos de vacinação terão uma surpresa especial este ano. Elas receberão adesivo da turma do gotinha e bexiga confeccionadas pelo Rotary Club, como incentivo por participar da Campanha deste ano