A Prefeitura de Vinhedo, por meio da secretaria de Cultura e Turismo recebe no dia 23, segunda-feira, a 1ª Exposição Fotográfica Arquidiocesana promovida pela Pastoral da Comunicação (PASCOM). A mostra reúne as vinte melhores imagens selecionadas no concurso fotográfico sobre a paz realizado entre os meses de abril e maio pela PASCOM da Arquidiocese de Campinas.
“Essa exposição que está entre as comemorações do Dia de Sant´Ana, padroeira de Vinhedo, visa comemorar também o Dia das Comunicações, trabalho este que se mostra tão importante na valorização da verdade, combatendo o sensacionalismo e as fake news. Convido a todos à prestigiar a mostra que apresenta diferentes olhares sobre a paz”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
A exposição será aberta ao público no dia 23, segunda-feira, às 19h30, no saguão da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal(Rua Monteiro de Barros, 101)e prossegue até o dia 3 de agosto. O evento integra a programação de comemoração do Dia de Sant´Ana, padroeira de Vinhedo, festejado no dia 26 de julho.
“É uma grande honra receber em Vinhedo a 1ª edição da Exposição Fotográfica Arquidiocesana, que busca valorizar a representação e comunicação das pessoas”, destacou a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Claudinéia Vendemiatti Serafim.
O concurso e a exposição fotográfica faz parte de uma iniciativa da PASCOM da Arquidiocese de Campinas para celebrar e vivenciar o 52º Dia Mundial das Comunicações, comemorado no dia 13 de maio, com a proposta de mostrar o olhar de fiéis sobre a paz em diferentes comunidades da região.
“Pensamos em uma atividade que fosse capaz de valorizar algo muito significativo na comunicação entre as pessoas nos tempos atuais, que é a imagem”, explica o padre Antonio Alves, assessor de comunicação e imprensa da Arquidiocese de Campinas.
Ainda de acordo com o sacerdote, o tema proposto para o concurso, “Um momento de paz”, alinhou-se à mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano. O sumo pontífice da Igreja Católica advertiu para as consequências da difusão dasfake news(notícias falsas) e destacou a importância de se promover um “jornalismo de paz”, compreendido como “um serviço a todas as pessoas, especialmente àquelas que não têm voz”.
Sobre o concurso
O concurso fotográfico, realizado de maneira gratuita e aberto à participação de fiéis das nove cidades integrantes da Arquidiocese de Campinas, contou com aproximadamente 150 inscrições, dentre elas apenas 20 foram escolhidas para compor a mostra.
Cada participante concorreu com até três fotos digitais inéditas e originais (que nunca tivessem sido premiadas em qualquer forma de expressão em artes visuais e não fossem cópias ou adaptações de outras imagens), sendo classificado apenas um trabalho por autor.
Serviço
1ª Exposição Fotográfica Arquidiocesana da Pastoral da Comunicação (PASCOM) sobre a paz
Local:Saguão da Secretaria de Cultura –Rua Monteiro de Barros, 101, Centro
Abertura:23 de julho, às 19h30
Visitação:De 23 de julho a 3 de agosto
Entrada gratuita