Prefeito e vereadores visitaram cinco obras da autarquia em andamento
O prefeito Milton Serafim, os vereadores Ana Genezini (PTB), Marcio Melle (PSB), Adriano Corazzari (PSB), Donizete Lopes (PTB) e o presidente do Legislativo Geraldo Rodrigues Fróis (Cidinho) (PTB) visitaram na última quarta-feira, dia 27, dois reservatórios de água que estão em fase final de construção pela Sanebavi – Saneamento Básico Vinhedo – autarquia que cuida dos assuntos relacionados à água e esgoto no município.
No reservatório de água de 1 milhão de litros, localizado no Mirante das Estrelas, região do Cristo, está sendo feita a instalação da casa de bombas. A próxima e última etapa é a interligação hidráulica.
O trabalho será concluído em julho e as regiões beneficiadas com a obra serão Jardim Paulista, Jardim Panorama, Jardim Miriam, Residencial Canjaranas, Jardim Melle, Vila João XXIII e demais bairros da região.
As autoridades também analisaram a construção do reservatório localizado dentro do condomínio Marambaia, com capacidade para armanezar 1 milhão de litros de água. No local está sendo feita a instalação hidráulica e desenvolvimento da nova casa de bombas. A previsão é que a obra seja concluída nos próximos 60 dias.
O reservatório será responsável pelo abastecimento de água no Marambaia e servirá de apoio para os bairros próximos, como Casa Verde e Jardim Brasil.
De acordo com o prefeito, os novos reservatórios irão melhorar as condições de abastecimento da região e evitarão transtornos com falta d’água por problemas de baixa capacidade de reserva. A mesma opinião é partilhada por Adriano Corazzari, que acredita que a conclusão destes reservatórios é de extrema importância para o futuro do município. “Esses investimentos garantirão uma reserva para a cidade que tem outorga limitada. Antes de nos preocuparmos com novas captações estamos investindo no represamento destas águas”, alegou o vereador.
Sistema Bom Jardim
O prefeito e os vereadores também visitaram outras três obras em andamento realizadas pela autarquia. Eles verificaram a substituição da adutora do Bom Jardim.
Com extensão de 2.500 metros e diâmetro de 12 polegadas (300 mm), a nova adutora, além de melhorar o sistema de recalque de água bruta para o sistema represas, possibilita um melhor aproveitamento da casa de bombas que reduzirá os gastos com energia elétrica na ordem de 10% do consumo atual. A rede antiga tem 8 polegadas de diâmetro.
A nova adutora contribui também para uma vazão real de 150 m³/hora (podendo atingir até 350 m³/hora) sendo que atualmente a vazão de recalque deste setor não atinge os 90 m³/hora.
A próxima etapa é a implantação da caixa de quebra pressão e o trecho de lançamento para a represa.
A implantação desta nova adutora, segundo o superintendente da Sanebavi, Odair Fernando Seraphim (Canjica), faz parte de um programa macro de redução de consumo de energia elétrica e melhorias de performance quanto aos volumes de água bruta aduzidos para o tratamento na Estação de Tratamento de Água – ETA I/Planalto. “Tudo que for para reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços tem o nosso aval”, disse Márcio Melle.
Também está sendo feita reforma e ampliação na casa de bombas, com troca de motores e painel de controle, por meio de uma parceria firmada entre a Sanebavi e a CPFL. A implantação da nova adutora está prevista para terminar em aproximadamente 30 dias.
ETE Capivari
Outras duas obras visitadas pelo prefeito e vereadores foram a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE-Capivari e a Estação Elevatória da Capela, que será responsável pelo recebimento do esgoto gerado em grande parte da região para posteriormente ser bombeado para o sistema de tratamento na estação de tratamento.
No local está sendo feita a concretagem e a próxima fase é a instalação hidráulica e de equipamentos, com entrega prevista para 120 dias.
A construção da ETE-Capivari, que será concluída ainda este ano, está na fase de interligação hidráulica e eletrificação de campo (energia e iluminação). A próxima etapa é a instalação de equipamentos (aeradores e bombas), pavimentação asfáltica, instalação da casa de químicas, interligação das estações elevatórias.
A Estação de Tratamento de Esgoto 2, localizada no Distrito Industrial, foi projetada para atender inicialmente 25 mil habitantes e tratar 30% do esgoto da cidade. Os beneficiados com a obra serão todos os bairros localizados na bacia do Capivari, como a região da Capela (Vila Savian, Jd. Bela Vista I e II, Vida Nova I, II e III, Jd. Palmares, Jd. Von Zuben e Eldorado), e com a futura implantação da rede coletora os condomínios Marambaia e São Joaquim, Altos do Morumbi e Distrito Industrial.
Com a ETE-Pinheirinho, localizada no Jardim São Thomé e responsável pelo tratamento de 70% do esgoto coletado, Vinhedo conseguirá a marca inédita de tratar 100% do esgoto da cidade. “Vinhedo estará muito próxima de atingir a totalidade no tratamento e isso só traz benefícios ao município”, reforçou Cidinho. Para Ana Genezini e Donizete Lopes os inúmeros investimentos realizados em infra-estrutura garantirão ao município superar seus índices em qualidade de vida.
O prefeito Milton Serafim solicitou ao superintendente da Sanebavi agilidade no trabalho, já que determinou como prioridade na sua gestão assuntos que envolvem a saúde e a qualidade de vida da população de Vinhedo. “Além de preservar o meio ambiente, a inauguração da ETE Capivari será importante para a saúde da população de nossa cidade”, informou o prefeito Milton Serafim.