Projetos urbanísticos e paisagísticos consolidados em Vinhedo foram considerados fundamentais para a qualidade de vida dos moradores.
O prefeito Milton Serafim (PTB) foi agraciado com o Diploma e a Medalha de Destaque Nacional em Planejamento Urbanístico e Paisagístico, concedido pelo Instituto Ambiental Biosfera, uma tradicional instituição sem fins lucrativos, com 20 anos de atuação na promoção de ações e iniciativas direcionadas ao desenvolvimento ambiental, social e urbanístico do Brasil. O prêmio é um reconhecimento aos avanços alcançados em Vinhedo nestas áreas.
Para o Instituto Ambiental Biosfera, um conjunto de iniciativas realizadas nos últimos anos em Vinhedo projetadas e concluídas no período em que Milton Serafim foi prefeito, como a construção da Avenida Apparecida Tellau Seraphim – cujos arcos, estruturas, estátuas e adornos lembram vias européias -, da Praça da Amizade, do Centro de Lazer do Trabalhador, localizado na Praça Aurora Sudário, a reurbanização, arborização e paisagismo de inúmeras praças, a implantação das fontes, a elaboração da Praça Euclides da Cunha, no Canudos, a concepção do paisagismo em frente ao Velório Municipal contribuíram para a melhoria da qualidade de vida da população. Apenas 30 municípios em todo o país receberam esta importante premiação.
O diploma e a medalha foram entregues durante o URBVERDE (Seminário Nacional de Urbanismo, Paisagismo e Arborização Urbana), realizado no Centro de Eventos do Copacabana Mar Hotel, no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 20 de maio. O prefeito Milton Serafim foi o convidado de honra da sessão solene de abertura do evento e convocado a compor a mesa, que contou também com a presença do deputado federal Fernando Gabeira e do presidente do Instituto Ambiental Biosfera, Dorival Correia Bruni. A primeira dama de Vinhedo, Neusa Serafim, o vice-prefeito Jaime Cruz e sua esposa, Jaqueline Cruz, também acompanharam a solenidade.
Durante seu discurso, o prefeito Milton Serafim agradeceu o incentivo concedido pelo Instituto por meio do prêmio e garantiu aos participantes que Vinhedo vai continuar investindo nos projetos paisagísticos e ambientais. Como exemplo, ele adiantou que até o final de 2009 Vinhedo passará a contar com 100% do esgoto tratado. É que entrará em funcionamento a segunda ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) da cidade. A primeira ETE foi inaugurada também na gestão anterior de Milton Serafim, demonstrando a preocupação ambiental do prefeito.
“O nosso espírito arrojado, preocupado com a questão urbanística para gerar qualidade de vida, chegou a ser mal compreendido na época, muita gente achava que era desnecessário. Hoje este importante Instituto nos concede este prêmio nacional reconhecendo toda a nossa iniciativa no passado”, declarou o prefeito “Fico muito satisfeito, pois prezo por tudo que possa desenvolver nossa cidade, com preservação do meio ambiente em conjunto com o paisagismo urbano. Estes são requisitos básicos para modernizar o município e melhorar a qualidade de vida”, completou.
Orgulho para Vinhedo
O arquiteto Gustaaf Winters, responsável pela maioria dos projetos urbanísticos concluídos em Vinhedo nos últimos anos, ficou contente ao saber da premiação. “É um prêmio muito merecido”, disse. “Vinhedo é destaque nas palestras e cursos que realizo há muito tempo. Muitos profissionais querem se aprimorar tendo como base os projetos realizados em Vinhedo”, afirmou. “Sem dúvida o prefeito Milton Serafim é o maior responsável pela obtenção desse título. Foi ele quem acreditou que era possível eliminar as agressões visuais existentes na cidade na época e transformá-las em orgulho para os moradores”, finalizou.
Os senadores Mão Santa (PMDB/PI) e Eduardo Azeredo (PSDB/MG) e o presidente do Instituto Ambiental Biosfera, Dorival Correia, entregaram ao prefeito Milton Serafim o diploma de destaque nacional em Planejamento Urbanístico e Paisagístico. A entrega do prêmio reuniu autoridades governamentais e centenas de técnicos, especialistas, professores e pesquisadores nacionais relacionados às áreas de urbanismo, paisagismo e arborização urbana. Diversas delegações representativas de todos os Estados e de mais de 400 municípios brasileiros, além de diversos convidados do exterior compareceram ao Seminário.
O vice-prefeito Jaime Cruz agradeceu o prêmio concedido ao município e a possibilidade de participar do Seminário. “Num só evento tivemos contato com pessoas de todo o Brasil, numa grande troca de experiência. Foi muito importante conhecer as iniciativas consolidadas em outros municípios, principalmente na área da educação ambiental”, disse.
O Seminário URBVERDE é uma realização do Instituto Ambiental Biosfera, da Tordesilhas Participações e Eventos e do Guanandi Instituto Renovação Social. O evento tem o apoio do Ministério das Cidades, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Integração Nacional, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre outros.