A GCM – Guarda Civil Municipal de Vinhedo, corporação da Secretaria de Transporte e Segurança da Prefeitura, será a primeira do Brasil a ter câmeras de monitoramento em tempo real instaladas nas motos utilizadas para patrulhamento preventivo. As câmeras, que também serão utilizadas nas viaturas, começam a ser instaladas esta semana.
O objetivo, segundo o secretário de Transporte e Segurança, Antonio Luiz Falsarella, é reduzir os índices de criminalidade. “Vamos continuar focando o patrulhamento preventivo, mas estudamos recorrer à tecnologia para atuar de maneira ainda mais eficaz e levar mais segurança tanto para os guardas como à população. Este é um pedido pessoal feito pelo prefeito Milton Serafim, investir em prevenção para que Vinhedo volte a ser considerada uma das cidades mais seguras do país, como era no passado”, explicou o secretário, destacando que Vinhedo é a segunda cidade do estado de São Paulo a instalar o equipamento em viaturas da guarda.
O investimento foi de R$ 48 mil para compra de 20 equipamentos, sendo oito para serem utilizados em motos e 12 nas viaturas.
O equipamento é um gravador digital para veículos que armazena informações como vídeo, áudio ambiente e também detecta a velocidade dos veículos e registra, por meio de GPS (Sistema de Posicionamento Global), a exata localização das equipes durante o patrulhamento.
Os dados gerados são armazenados em cartões de memória, que serão trocados a cada mudança de turno, para que todos os dados recolhidos permaneçam arquivados na sede da Guarda Civil Municipal.
Com o sistema, o comando da guarda planeja oferecer um serviço de melhor qualidade e mais transparência para os moradores e turistas, além de monitorar se as rondas estão sendo feitas de forma adequada e se os procedimentos estão de acordo com as regras da corporação. “Nos Estados Unidos, o sistema já é adotado há muitos anos e tem tido resultados convincentes para combater a criminalidade e monitorar a própria ação dos agentes de segurança”, destacou o secretário.
Até o final desta semana todos os veículos da CGM já terão o equipamento instalado.