Cerca de 550 pessoas acompanharam no último sábado, dia 9, a apresentação dos alunos e professores do projeto Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura. O evento ocorreu no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus e foi realizado em homenagem ao Dia das Mães, celebrado no último domingo, dia 10. Foi a primeira vez que os alunos das Oficinas Culturais puderam se apresentar de forma coletiva.
O secretário de Educação e vice-prefeito, Jaime Cruz, representou o prefeito Milton Serafim e acompanhou as apresentações com o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos. Momentos antes das apresentações a artista Rosarlette Soeiro Meirelles realizou a pintura de uma tela, abrindo uma exposição com trabalhos de artes plásticas dos alunos das Oficinas.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Mattos, a atividade foi realizada graças ao empenho de diversas pessoas. “Agradeço todas as pessoas que participaram deste evento, que compartilharam o seu conhecimento cultural, em seus mais diversos meios de expressão. Cumprimos o nosso objetivo principal, homenagear as mães e difundir costumes e tradições de nossa cultura, além de divulgar os trabalhos desenvolvidos nas oficinas culturais, incentivando, assim, a prática de artes no município”, comentou o secretário.
Neste ano, foram feitas algumas alterações para melhorar o desenvolvimento do projeto Oficinas Culturais, como a criação de um plano de formação dos alunos. Foi contratada uma coordenadora pedagógica que implantou, por exemplo, o Diário de Classe, para se obter um controle da freqüência dos participantes nos cursos. Também foi implantado um novo sistema de emissão de carteira e de matrículas, além da separação das oficinas em núcleos de atividades.
Também será, em breve, instalada uma catraca nos locais em que são realizadas as oficinas para ampliar a segurança dos alunos e dos funcionários.
Hoje, o projeto Oficinas Culturais conta com cerca de 2.300 pessoas, que gratuitamente realizam cursos em 30 modalidades diferentes.
Foram apresentadas durante o evento em homenagem as mães
Coreografia Cancan – Lucimar Brunieri
Dança do Ventre – Erika Bergamo
Balé coreografia solo – Lucimar Brunieri
Coreografia Bonecos – Diana Melle
Expressão Corporal – Capoeira – mestre Anderson Pitta
Teatro – Alfredo Ribeiro
Coreografia Sentimento – Lucimar Brunieri
Expressão Corporal Dança Hip Hop – Prof. B Boy China – Coreografia Step One
Coreografia Mímicos – Daiana Melle
Coreografia Chorus Line – Lucimar Brunieri
Trio Marceau – Blues em Dó Maior, apresentando Wave (Tom Jobim), Messege in a Bottle (The Police)
Grupo de Cordas da Prática de Orquestra – Direção Gesse Araújo – Estudo nº 1 Duabecedér Frederich Mazas
Coreografia Feitiço – Lucimar Brunieri
Dança de Salão – Rodrigo Vek