16 ABR 2009
16/04/2009 – Prefeitura lança projeto ?Caminhando junto à Inclusão Escolar?

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Educação, lançou nesta terça-feira, dia 14, o projeto “Caminhando junto à inclusão escolar”, para atuar na formação continuada dos gestores escolares com objetivo de promover estudos, esclarecimentos e organização de um trabalho inclusivo na Rede Municipal de Ensino.

O prefeito Milton Serafim e o secretário de Educação, o vice-prefeito, Jaime Cruz, participaram do evento. Durante discurso, o prefeito ressaltou a importância da iniciativa da Secretaria de Educação de coordenar do projeto. “As crianças especiais devem ser tratadas da melhor maneira possível, de forma acessível e digna para realizarem seus estudos. A atual administração municipal está trabalhando para a inclusão, para proporcionar acessibilidade e condições de trabalho e estudo para todos”, comentou o prefeito.

O secretário da Educação também ressaltou a iniciativa do trabalho desenvolvido. “Este é o início da conscientização para os diretores, que são o espelho, a mente e o coração das unidades escolares. O assunto da inclusão ainda deve ser muito explorado”, destacou o secretário, resgatando a fragilidade do assunto na região.

O primeiro encontro, durante o lançamento do projeto, foi marcado pela palestra sobre o tema ministrada pelo presidente do Conselho da Pessoa Portadora de Deficiência, Luiz Fernando Cavalli. “É um assunto controverso e polêmico, mas é importante refletir e buscar soluções para garantir a inclusão. Quando se vê um deficiente é preciso ressaltar o que ele pode fazer e não destacar as suas limitações”, comentou o presidente do Conselho.

Hoje, dos cerca de 10 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino 502 apresentam algum tipo de deficiência, sendo real, diagnosticada, ou de estudantes que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem.

Com o projeto, serão desenvolvidos encontros mensais, com quatro horas de duração, com as equipes técnicas das escolas de educação infantil, ensino fundamental e EJA – Educação de Jovens e Adultos – com objetivo de apoiar o desenvolvimento e avanço de práticas de ensino inclusivas na Rede Municipal de Ensino, além de preparar gestores e equipe de apoio para transformar o ambiente escolar em um espaço acolhedor para todos. Também será formada uma rede de intercâmbio para compartilhar soluções e novos caminhos para os problemas e dificuldades encontradas no dia-a-dia no ambiente escolar.