15 ABR 2009
15/04/2009 – Alunos da Rede Municipal têm oportunidade de conhecer história de Vinhedo em passeio turístico

Em comemoração ao aniversário de Vinhedo, celebrado no último dia 2 de abril, os alunos do 1º ao 5º ano das escolas da Rede Municipal de Ensino estão tendo a oportunidade de conhecer a história da cidade em passeio turístico realizado em um bonde temático.

No início do mês os professores das escolas, seguindo proposta pedagógica, começaram a resgatar o surgimento do município com apresentação do DVD “Uma viagem no tempo”, além de estudo sobre o Hino Nacional Brasileiro, que foi estudado pelas crianças.

A última etapa do trabalho é o tour por alguns pontos turísticos, momento em que os alunos recebem explicações históricas de monitores treinados. Os locais visitados são Memorial Brasil-Itália, Igreja Matriz e a Prefeitura, quando alguns alunos têm a oportunidade de receber no bonde a visita do prefeito Milton Serafim. Em seguida o veículo temático segue para o Teatro Municipal e finaliza o passeio na Praça do Aquário.

O objetivo do trabalho, segundo o prefeito Milton Serafim, é incentivar a cultura e conscientizar o aluno da importância de resgatar a história do município e da preservação do patrimônio municipal. “Em função da agenda corrida do dia-a-dia não consigo acompanhar a passagem de todos os estudantes pela Prefeitura, mas quero destacar a importância deste trabalho. A história de uma cidade é um patrimônio sagrado e preservar a sua memória é responsabilidade de todos”, comentou o prefeito Milton Serafim.

O trabalho está sendo desenvolvido com 4.080 estudantes pelas secretarias de Educação e Cultura e Turismo da Prefeitura.