07 ABR 2009
07/04/2009 – Alunos do curso de química do Ceprovi desenvolvem safra especial de vinho

Os alunos do Curso Técnico em Química do Ceprovi iniciaram a fermentação da Reserva Especial de Vinho Safra Ceprovi-2009. O produto é fruto das aulas sobre fermentação e noções da importância dos alimentos fermentados, tipos de fermentação (acética, alcoólica) e os conteúdos de gerenciamento adquiridos na disciplina Gestão e Qualidade e Tecnologia Química. A fermentação foi iniciada a partir da uva cabernett sauvignos e o vinho estará pronto para o consumo em poucos dias. Serão produzidos cerca de 30 litros do produto que vai, inclusive, receber um rótulo personalizado da turma.

As aulas fazem parte do projeto Vinhedo – Fermentação e Comercialização. “Visamos uma interdisciplinaridade entre as matérias, onde o aluno desenvolve seus conhecimentos básicos na área técnica de fermentação, elaborando quimicamente o produto e, posteriormente planeja um plano de negócios aplicando as técnicas necessárias para o gerenciamento do produto no mercado”, explicou Adilson Amato, um dos professores do curso e também presidente da AVIVI – Associação dos Vitivinicultores de Vinhedo.

A Acovec – Associação Comunitária Vinhedense de Educação e Cultura – mantenedora do Ceprovi, tem interesse em incentivar projetos que agregam o valor cultural de nossa cidade. “Vejo como uma oportunidade de resgatarmos um pouco da nossa história quando envolvemos, de forma técnica, os alunos na produção do vinho”, disse Weber Soldera, presidente da Acovec.

Participaram do projeto os professores: Adilson Amato, Nilva Rissineti Pedro, Keila Schützer Pereira ,Marlene Waltemath, além dos alunos do módulo 3 do curso Técnico em Química.