Diretores e coordenadores de escolas e creches da Rede Municipal de Ensino irão desenvolver projetos de educação ambiental para serem inseridos na grade curricular dos alunos. A decisão foi tomada na última sexta-feira, dia 21, durante reunião realizada no Ceprovi, para os educadores conhecerem e ajudarem Vinhedo a conquistar o título de Município Verde.
O secretário de Educação, o vice-prefeito Jaime Cruz e o diretor de Meio Ambiente, Mario França, prestigiaram o evento e falaram da importância do município desenvolver ações necessárias para a preservação ambiental. “Vivemos num processo contemporâneo onde o método compensatório está presente em grande parte das relações e com o município também não é diferente. Para recebermos este importante título Município Verde temos que realizar uma série de ações voltadas à questão ambiental e a Rede Municipal de Educação dará total apoio para que Vinhedo obtenha esta classificação”, comentou o secretário da Educação.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Cássio Capovilla, fazer parte do projeto é de extrema importância. “Além de focarmos ações voltadas à preservação ambiental, a participação no projeto Município Verde é um estímulo, já que o Estado irá premiar, a cada ano, os municípios ambientalmente corretos, dando preferência para encaminhamento de recursos estaduais”, explicou o diretor.
O projeto Município Verde se apóia em 10 diretrizes: esgoto tratado; coleta mínima de lixo; recuperação da mata ciliar; arborização urbana; educação ambiental; habitação sustentável; uso racional da água, controle da poluição do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
De acordo com o biólogo da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, Getúlio Alves Pereira, estão sendo levantadas em todas as secretarias municipais as ações desenvolvidas para que os dados sejam avaliados pelo Governo do Estado.
A Prefeitura tem até o mês de agosto para apresentar todos os projetos já desenvolvidos no município e novas ações para preservação ambiental em Vinhedo.