27 JAN 2021
Secretaria de Educação promove aula inaugural para os educadores da Rede Municipal de Ensino

Na última segunda-feira, 25, os professores da Rede Municipal de Educação de Vinhedo participaram de uma palestra inaugural, on-line, proporcionada pela Secretaria de Educação, transmitida no canal da CEFORMI – Central de Formação e Mídias, no Youtube.

O prefeito Dr. Dario Pacheco realizou a abertura e encerramento dos encontros, que aconteceram nos períodos da manhã e da tarde, dando as boas-vindas aos profissionais da Educação, explanando sobre as ações para este início de ano letivo e organização para o retorno das aulas.

“É uma grande satisfação passar uma mensagem positiva para iniciar um ano de muitos desafios na educação municipal. Queremos somar e fazer com que o ensino seja entregue integralmente a cada um dos nossos alunos”

Também falou aos profissionais da Rede a Secretária de Educação, Eliana Chrispim, iniciando a Semana de Planejamento acolhendo os presentes e agradecendo aos professores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares por todo trabalho pedagógico que vem sendo realizado durante este período de distanciamento social. A Secretária também aproveitou a oportunidade para apresentar alguns representantes que compõem hoje a equipe da Secretaria de Educação, integrando as áreas administrativa e pedagógica da Rede.

A palestra foi conduzida pela Profª. Dra. Luciene Tognetta, Doutora pelo Instituto de Psicologia da USP, com o tema “Acolher e Educar – O papel da escola em tempos de crise”, para cerca de 700 profissionais que acompanharam a palestra ao vivo, e puderam participar de importantes reflexões sobre a prática e a teoria que sustenta e qualifica essa prática, especialmente no que se refere ao desenvolvimento da autonomia, visando favorecer a construção de uma personalidade ética, aquela que promove o bem de si e do outro ao mesmo tempo, só assim é possível tornar a sociedade mais equitativa, solidária e sustentável.

A Secretária e o Diretor Pedagógico Fabiano Berlini concluíram dizendo que a palestra, o tema e a própria palestrante, constituem uma primeira forma de acolhimento aos profissionais e uma clara sinalização da visão e concepção de Educação desejada para toda a Rede.