16 NOV 2010
Prefeitura inicia campanha para teste gratuito de HIV

A Prefeitura de Vinhedo iniciou nesta terça-feira, dia 16, em parceria com a Secretaria do Estado da Saúde, uma grande campanha de incentivo à testagem anti-HIV.

O objetivo da campanha, segundo a secretária de Saúde, Nadia Capovilla, é diagnosticar precocemente infecções por doenças sexualmente transmissíveis. “Identificar a doença no início é muito importante para que as pessoas realizem tratamento correto e eficaz”, explicou a secretária de Saúde.

Até o dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, poderão ser feitos gratuitamente em cinco unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, exame convencional de sangue, com entrega do resultado em aproximadamente 30 dias.

Na Unidade Básica de Saúde do bairro Casa Verde, onde funciona o Centro de Referência de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, será oferecido o teste rápido, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. O teste é simples, com apenas a coleta de uma gota de sangue retirada do dedo é possível obter o resultado em aproximadamente 20 minutos.

No sábado, dia 20, das 9h às 16h, a Prefeitura disponibiliza o exame convencional de sangue na Praça Sant´Anna, no Centro, das 9h às 16h. No sábado, dia 27, o exame será oferecido na Praça Aurora Sudário, na Capela, no mesmo horário.

Além do incentivo à testagem, a campanha visa informar a população sobre as formas de prevenção das DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis, divulgar a rede de serviços disponíveis e encaminhar as pessoas diagnosticadas com HIV aos serviços especializados.

Para realizar o exame é necessário apresentar documento com foto.

As pessoas com resultado do teste positivo serão encaminhadas ao programa DST/Aids da Prefeitura, para iniciarem acompanhamento com profissionais da Rede Municipal de Saúde, como médico infectologista e psicólogo.

Hoje, 69 pacientes participam do programa da Secretaria de Saúde.

Para o prefeito Milton Serafim a prevenção ainda é o meio mais seguro para se controlar as doenças. “A Secretaria de Saúde investe no trabalho de orientação e conscientização, com a realização de campanhas anuais para esclarecer e tirar dúvidas da população vinhedense”, destacou o prefeito Milton Serafim.

Campanha de Testagem de HIV

Teste rápido de sangue