16 NOV 2010
7 mil alunos do ensino fundamental recebem da Prefeitura reposição do kit de saúde bucal

Atividades preventivas com aplicação de flúor gel estão sendo feitas com alunos de 7 a 14 anos da Rede Municipal de Ensino

Durante o mês de novembro, os alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino estão recebendo da Prefeitura a reposição de escova e creme dental que compõem o kit de saúde bucal distribuídos gratuitamente. Ao todo serão beneficiados 7 mil estudantes com idade entre 7 e 14 anos.

A ação educativa faz parte do Programa VIDAS – Vinhedo Desenvolvendo Ações de Saúde – lançado pela Prefeitura de Vinhedo no ano passado para levar atividades de prevenção odontológica para dentro das salas de aula.

Com cada faixa etária de alunos, a Secretaria de Saúde realiza uma atividade adequada para o seu aprendizado e diferente a cada semestre. Seguindo o protocolo do Ministério de Saúde, a Prefeitura realizou no início do ano avaliação odontológica dos alunos autorizados pelos pais e este mês está sendo feita aplicação tópica de flúor gel, em crianças classificadas como alto risco para desenvolver cárie dental. Passarão pelo procedimento odontológico com de aplicação de flúor cerca de 2.200 crianças, sendo que 1.500 crianças apresentaram grande quantidade de placa bacteriana nas superfícies dentárias e 700 crianças já apresentam cárie.

Para que a prevenção odontológica não fique apenas dentro da atividade escolar, os alunos são agendados para tratamento, por telefone. As recepcionistas das unidades de saúde ligam para agendar a consulta, sendo que os alunos de alto risco são priorizados. “A maior dificuldade que encontramos é com relação ao número de telefone que não conferem ou mudaram, por isso os pais de alunos que não foram chamados para tratamento podem procurar a unidade de saúde para agendamento. Estudos epidemiológicos têm comprovado que a prática da odontologia preventiva tem se mostrado eficaz na promoção e manutenção da saúde”, declarou a coordenadora de saúde bucal da Secretaria de Saúde, Claudia Mattos.

“Com o Programa VIDAS proporcionamos atendimento odontológico duas vezes ao ano aos estudantes que freqüentam a rede municipal de ensino”, declarou o prefeito Milton Serafim.

As mais de 2.500 crianças que freqüentam as creches também já foram beneficiadas com a reposição do kit.

Tratamento Odontológico na Rede Municipal de Saúde

CER Bela Vista – Rua Custódio Lopes Puga s/nº – 7h às 16h