Meta de imunização já foi ultrapassada em quase todos os grupos, exceto para crianças e gestantes; Prefeitura promove ação para vacinar esse público
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, seguindo orientação do Ministério da Saúde, dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, prorrogou a imunização por mais uma semana, prosseguindo até o dia 22, sexta-feira. Até o momento, 89% do público-alvo já foi vacinado em Vinhedo.
De acordo com as normativas do Ministério da Saúde, a vacinação é destinada a profissionais de saúde, indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades (doenças crônicas), professores e os privados de liberdade.
Além do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura de Vinhedo está vacinando também os guardas municipais, policiais militares, bombeiros e policiais civis, que são profissionais que estão em contato direto com o público.
A vacina contra a gripe está disponível para esse grupo em todas as UBSs, Centro Médico e Policlínica. A meta do Ministério da Saúde é que os municípios vacinem 90% do público-alvo.
Meta não foi atingida com crianças e gestantes
De acordo com o balanço da Secretaria de Saúde, até esta quinta-feira, 14, em praticamente todas as faixas, o índice de imunização já havia ultrapassado a meta, como para idosos, por exemplo, que atingiu 100% do que era projetado.
Em dois grupos, porém, essa meta ainda não foi atingida. É o caso das crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Neste caso, o índice de cobertura ainda está em 63%. Para atingir a meta, a Prefeitura está enviando comunicado no caderno das crianças. A Prefeitura convoca também as gestantes que não se imunizaram, uma vez que, neste caso, a cobertura está em 68%.
Horário de vacinação
A vacinação em Vinhedo ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nas UBS Vila Planalto, Três Irmãos, Vila João XXIII, Casa Verde, Von Zuben, no Centro Médico do Jardim São Matheus e na Policlínica da Capela.
Prevenção
A vacina é trivalente, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde. Além de imunizar a população contra a gripe A H1N1, a campanha também vacinará a parcela da população participante contra outros dois tipos do vírus influenza – A (H3N2) e B. A vacina é segura, porém contraindicada para pessoas com alergia a ovo, e/ou que tenham apresentado reação a doses anteriores. Pessoas com febre não devem ser vacinadas.
A influenza é uma infecção viral aguda (gripe), de fácil transmissão. Para prevenir a gripe basta a população introduzir medidas simples no seu dia a dia, como lavar as mãos frequentemente, proteger a boca e nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar, evitar lugares fechados com grande circulação de pessoas, manter o ambiente ventilado/arejado, não compartilhar objetos de uso pessoal. Além de, manter alimentação saudável e ingerir muita água.
Os sintomas mais comuns da influenza são febre alta, tosse, dor de garganta, falta de ar. O sucesso da recuperação depende diretamente da procura por assistência médica e tratamento precoce.