08 FEV 2021
Obras de arte do acervo municipal de Vinhedo são reunidas pela primeira vez na mostra Pela Janela: Revisitando a Paisagem

Mais de 60 peças podem ser visitadas a partir de quarta-feira (10) no Centro de Exposições e Galeria de Artes Edilson Caldeira

Cerca de 60 obras de arte do acervo municipal de Vinhedo estarão reunidas pela primeira vez na exposição Pela Janela: Revisitando a Natureza a partir da quarta-feira (10) noCentro de Exposições e Galeria de Artes Edilson Caldeira. A visitação à mostra é aberta ao público e vai respeitar todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus.

A exposição é realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Vinhedo. O acervo conta com ao menos 60 obras de diferentes técnicas, correntes artísticas e linguagens, adquiridas através dos prêmios aquisitivos nos Salões de Artes Visuais realizados pela Prefeitura desde o ano de 1995.

A coleção terá obras que ficam expostas nos três Centros Culturais de Vinhedo, na sede da Secretaria de Cultura, no Paço Municipal e peças da reserva técnica.

Curadoria

Dentre as quase 300 obras que compõem o acervo municipal, a Secretaria de Cultura selecionou as que têm como tema principal paisagens, nas quais os artistas expressam seu olhar sobre o tema, com técnicas e conceitos diferenciados.

“As janelas neste tempo de Covid-19 se tornaram protagonistas do cotidiano, separando o lado de fora do lado de dentro da existência humana. Sob esse prisma, o visitante é convidado a contemplar as belas obras em estilo acadêmico, bem como a questionar seu próprio conceito sobre o que é ou o que compõe uma paisagem, alinhavado pelo olhar pessoal do artista”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Leonardo Augusto Cardoso de Oliveira.

A exposição acontece até 12 de março, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h e aos sábados das 9h às 13h. O Centro de Exposições fica na Rua Monteiro de Barros, 101, no piso inferior do Teatro Municipal.