02 FEV 2021
Ambulatório de Fisioterapia retoma atendimento presencial para pacientes agudos

Atividades incluem casos de pós-operatórios e pós-fraturas, obedecendo às recomendações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde

O Ambulatório de Fisioterapia do Centro Integrado de Reabilitação da Capela, em Vinhedo, retomou as atividades. O atendimento presencial está sendo realizado para pacientes de pós-operatórios e pós-fraturas, chamados de casos agudos, obedecendo às recomendações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).

O número de atendimentos diários está reduzido a 60% da capacidade para segurança dos usuários e terapeutas. Pacientes classificados como crônicos são avaliados, triados e encaminhados para realizar as atividades de tratamento em casa, com cartilhas de exercícios específicas para cada necessidade.

O atendimento do Ambulatório de Fisioterapia, retomado no dia 25, havia sido suspenso em junho do ano passado, na pandemia do coronavírus, quando a estrutura da Rede Municipal de Saúde teve de ser remodelada para o enfrentamento à doença. Na pandemia, o Centro Integrado foi utilizado para atendimento de médicos e da farmácia da Policlínica.

“Vamos fortalecer o atendimento para cuidar da reabilitação dos pacientes de maneira realmente integrada. A pandemia exigiu ações específicas. Mas estamos trabalhando com empenho para retomar os serviços médicos com qualidade e, sobretudo, com segurança para todas as famílias”, explicou o prefeito Dario Pacheco.

Segundo a coordenadora da unidade, Denise Linardi Piccoli Martins, os atendimentos de fonoaudiologia e de terapia ocupacional serão retomados nas próximas semanas, após adequações no Centro Integrado, sempre respeitando normas e orientações do Ministério da Saúde e OMS.

Neste momento, a redução para 60% da capacidade total de atendimentos do Centro Integrado garante mais segurança dos usuários e profissionais, respeitando distanciamento e com a correta higienização do espaço a cada atendimento.

“A ideia de reunir as áreas responsáveis pela reabilitação integral do usuário portador de sequelas neurológicas ou motoras, sempre existiu. O intuito é facilitar o acesso dos usuários para que encontrem todas as áreas necessárias para sua reabilitação em um único local, facilitando também o uso de transporte para locomoção”, explicou Denise.