A Prefeitura de Vinhedo vai iniciar no sábado (24), exclusivamente para idosos acamados, a vacinação contra covid-19 de moradores de 64 anos. Os demais idosos de 64 anos e moradores que têm a segunda dose agendada entre os dias 26 de abril e 2 de maio no comprovante da primeira dose serão vacinados ao longo da próxima semana, de segunda-feira (26) a sexta-feira (30), das 12h30 às 15h30, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), conforme a letra inicial do nome. O governo estadual anunciou que irá entregar as doses da vacina nesta sexta-feira (23).
A Saúde alterou a divisão por letras ao longo da próxima semana, incluindo a sexta-feira, para reduzir o número de pessoas a serem vacinadas em cada dia e evitar aglomeração. Os moradores devem respeitar a divisão pela letra inicial do nome, mesmo que isso represente antecipar ou atrasar a segunda dose em alguns dias, da Coronavac e da Astrazeneca.
Na segunda-feira (26), receberão a vacina idosos de 64 anos ou moradores com a segunda dose marcada entre 26 de abril e 2 de maio que têm o nome começado com as letras de A a C. Na terça-feira (27), a vacina será aplicada nos idosos de nome começado com as letras entre D e H.
Idosos de 64 anos e os de segunda dose marcada até 2 de maio com nome iniciado pelas letras de I a L serão vacinados na quarta-feira (28). Quem tem o nome começado pelas letras de M a O vai receber a imunização na quinta-feira (29) e na sexta-feira (30) serão vacinados os que têm o nome iniciado pelas letras de P a Z.
A vacinação será realizada Escola Estadual Patriarca, na Avenida Independência, próxima à UBS Planalto, na UBS João XXIII, Centro Médico, UBS Três Irmãos, UBS Casa Verde, UBS Meirelles e no salão da Igreja São José Operário, Rua Malatita, 11, próximo à UBS Bela Vista, das 12h30 às 15h30, com distribuição de senha até as 15h30 para evitar que o tempo se estenda além do previsto.
Para a primeira dose os moradores devem apresentar documento com foto, CPF, comprovante de endereço no nome do idoso ou Cartão Cidadão. Pede-se que os idosos estejam cadastrados no VacinaJá do governo estadual (https://vacinaja.sp.gov.br/). Quem vai receber a segunda dose deve obrigatoriamente apresentar o comprovante da primeira dose, comprovante de endereço no nome do idoso ou Cartão Cidadão e documento com foto.
Programação
Nesta semana, até sexta-feira (23), estão sendo vacinados com a primeira dose idosos de 65 e 66 anos e estão sendo aplicadas segundas doses, de Coronavac e Astrazeneca, nos moradores com retorno agendado entre de 19 a 25 de abril no comprovante da primeira dose.
Nesta terça (20), o governo estadual anunciou a antecipação da vacinação para quem tem 64 anos, que estava prevista para começar dia 29, e a inclusão de novos públicos na campanha a partir de maio. Para quem tem 63 anos, fica mantida a data de 29 de abril. A partir de 6 de maio serão vacinados idosos de 60, 61 e 62 anos.
Ainda em maio, novos públicos passam a integrar a campanha, segundo o governo estadual. A partir do dia 10, serão vacinadas pessoas com síndrome de down, pacientes renais em tratamento de diálise (Terapia Renal Substitutiva) e transplantados em uso de imunossupressores, em todo o Estado. Serão aplicadas doses em pessoas de 18 a 59 anos, pois idosos pertencentes a esses públicos já estão contemplados em etapas anteriores.
No dia 11 será iniciada a imunização dos trabalhadores de Metrô e CPTM, da área de segurança, manutenção, limpeza e agentes de estação na linha de frente com 47 anos ou mais, além de operadores de trem de todas as idades. No dia 18, motoristas e cobradores de ônibus do transporte coletivo municipal e intermunicipal poderão começar a receber a primeira dose.
VacinaJá
Quem faz parte dos públicos-alvo da campanha pode realizar um pré-cadastro no site Vacina Já (vacinaja.sp.gov.br). O preenchimento do formulário leva de um a três minutos e economiza até 90% do tempo de atendimento nos postos de vacinação. O cadastramento online não é obrigatório, mas facilita a rotina das equipes da saúde e dos pacientes.
Confira a vacinação
Primeira dose de idosos com 64 anos e idosos com a segunda dose agendada de 26 de abril a 2 de maio, de Coronavac e Astrazeneca
Das 12h30 às 15h30 – UBS Planalto (Escola Estadual Patriarca, na Avenida Independência), Centro Médico, UBS Três Irmãos, UBS Casa Verde, UBS Bela Vista (salão da Igreja São José Operário, Rua Malatita, 11), UBS João XXIII e UBS Meirelles
Segunda-feira (26) – Nome iniciado com as letras de A a C
Terça-feira (27) – Nome iniciado com as letras de D a H
Quarta-feira (28) – Nome iniciado com as letras de I a L
Quinta Feira (29) – Nome iniciado com as letras de M a O
Sexta-feira (30) – Nome iniciado com as letras de P a Z
Levar:
Primeira dose: Documento com foto, CPF, comprovante de endereço no nome do idoso ou Cartão Cidadão. Pede-se que os idosos estejam cadastrados no Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/).
Segunda dose: Comprovante da primeira dose (obrigatório), comprovante de endereço no nome do idoso ou Cartão Cidadão e documento com foto.