A Prefeitura de Vinhedo substituiu ao menos 10 lâmpadas, instalou novos cabos elétricos e consertou o poste de entrada de energia do Portal do Cristo, que haviam sido danificados em atos de vandalismo e furtos. Os banheiros foram fechados esta semana para manutenção. Um detalhado estudo está sendo realizado pelas secretarias de Cultura e Lazer, Governo, Serviços Municipais e Obras para revitalizar o espaço.
O Portal do Cristo conta com cerca de 20 luminárias, que deverão ser substituídas por led quando o monumento for revitalizado. A réplica do Cristo Redentor, inaugurada em 31 de outubro de 1976, fica em um dos pontos mais altos de Vinhedo e oferece uma vista panorâmica da região. O Portal anexo foi inaugurado em 2013, com concha acústica e estacionamento.
A Secretaria de Cultura de Vinhedo informou que a Guarda Civil Municipal (GCM) tem intensificado as rondas pelo local e regularmente uma viatura fica parada no portal para coibir vandalismo e furto. “O Cristo é um patrimônio municipal, um espaço cultural muito importante que precisa ser preservado por todos”, disse o secretario de Cultura, Leonardo Augusto Cardoso de Oliveira.
Oliveira explicou que os banheiros foram fechados para manutenção e não há data prevista para serem reabertos. De acordo com ele, a Prefeitura está realizando um projeto para revitalização da área com apoio da iniciativa privada, através de uma parceria público-privada. Segundo a Secretaria de Serviços Municipais, o projeto inclui a troca de iluminação e a instalação de um refletor de led colorido no Cristo.
“A Secretaria de Obras está atualizando a planilha de custos do local para tentarmos dar andamento em um projeto de concessão da cantina. Ainda estamos estudando as opções e procurando parcerias para fazer toda a manutenção”, disse Oliveira. Ele comentou que uma das alternativas é licitar a concessão da cantina com contrapartida de reformas no espaço.