A Prefeitura de Vinhedo está promovendo alterações no trânsito em três ruas do Distrito Industrial para garantir mais segurança aos motoristas que trafegam pelo local e aos trabalhadores das empresas. As mudanças foram apresentadas a um grupo de empresários e representantes da Associação Empresarial de Vinhedo (AEVI) na terça-feira, 20, pelo prefeito Dario Pacheco e secretários de Segurança, Coronel Ricardo Arantes, e de Indústria e Comércio, Tiago de Paula.
As mudanças atendem a uma reivindicação antiga da AEVI e dos empresários e impactam as ruas Comendador João Lucas, Iracema Lucas e Avenida das Indústrias no trecho ao lado da empresa Scania. “No mês passado, a AEVI trouxe essa antiga demanda para a nova administração municipal e já estamos implementando. São mudanças simples, mas que impactam diretamente o acesso ao local”, disse Tiago de Paula. O projeto foi realizado pelo setor de engenharia de trânsito da Secretaria de Transportes e Defesa do Cidadão.
A Rua Comendador João Lucas terá mão-dupla de direção, facilitando o acesso dos caminhões da empresa White Martins e também da Belenus, Bel Energy e Perfetti. Fica proibido estacionar em um dos lados da via, que será sinalizada com placas. Haverá vaga reservada para carga, descarga, embarque e desembarque e uma área de estacionamento de pequeno porte.
A velocidade fica estabelecida em 40km/h na rua. O Departamento de Trânsito vai instalar no local sinalização vertical e horizontal necessárias. A Comendador João Lucas terá ainda novos pontos de paradas de ônibus.
A Rua Iracema Lucas o local terá sinalização de marcação de área de conflito no cruzamento para alertar os motoristas, além de faixas de estímulo à redução de velocidade e de fluxos opostos. O projeto inclui sinalização vertical e horizontal, placas de advertência e estacionamento proibido em ambos os lados da via, com foco piscante de advertência para alertar a movimentação de cargas na saída e entrada da empresa White Martins.
A Rua das Indústrias, no trecho ao lado da Scania, terá sinalização de parada obrigatória, demarcação de linha de divisão de fluxo e velocidade máxima de 40 km/h.
Mais melhorias
Na reunião, foi apresentado pelo empresário Marcos Pilão o projeto de construção de estacionamento para cerca de 50 carretas no local e outras melhorias que serão realizadas pela Prefeitura ainda neste ano, como manutenção das vias, novas praças, entre outras.