05 MAI 2021
Vinhedo supera grandes cidades paulistas em empregabilidade em março
Cidade tem 492 pessoas trabalhando com carteira assinada a cada mil habitantes, ou 49,2% da população com emprego formal

Vinhedo supera grandes cidades do Estado de São Paulo no número de empregos formais por mil habitantes no mês de março, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) . A cidade tem 492 pessoas trabalhando com carteira assinada a cada mil habitantes, ou 49,2% da população com emprego formal. A média é superior à de Campinas, que tem 318 empregos formais a cada mil habitantes, e à da capital paulista, com 355 trabalhos formais por mil habitantes.

Vinhedo está à frente também de cidades como Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Guarulhos, Santos e Jundiaí. Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), Vinhedo ocupa a terceira posição em empregabilidade, atrás de Holambra, que soma 673 empregos formais por mil habitantes, e de Jaguariúna, com 556. A média dos 20 municípios da região é de 293 empregos formais por mil habitantes, no Estado de São Paulo a média é de 270 e no Brasil é de 190.

“Temos uma posição de destaque na questão da empregabilidade e queremos ampliar esse número trazendo mais empresas para nossa cidade. A recente lei de incentivos fiscais que criamos e aprovamos com a Câmara vai contribuir muito gerar mais riqueza e empregos para nossa cidade, melhorando ainda mais a qualidade de vida dos moradores”, afirmou o prefeito Dario Pacheco.

Em números absolutos, Vinhedo é uma das cidades que mais geraram empregos este ano entre janeiro e março, com 864 novas vagas criadas. Ocupa a nona posição no ranking da RMC, atrás de cidades maiores. Campinas lidera o ranking de geração de empregos, com 7.190 vagas geradas este ano até março, seguida de Indaiatuba, com 2.309, e Americana, com 2.855.

"Estamos trabalhando lado a lado com todos os setores da economia e o resultado dessa proximidade gera riquezas e renda que, consequentemente, elevam nossos índices de emprego", afirmou o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura de Vinhedo, Tiago de Paula.

Força da indústria

A indústria é o mais setor que mais emprega em Vinhedo, responde por 44,6% dos empregos formais no município, que somam 17.573 vagas, segundo dados de março deste ano. O setor de serviços emprega 13.941 trabalhadores, 35,4% dos empregos formais da cidade. O comércio tem 6.936 vagas formais, 17,6% do total, e a construção civil tem 874, 2,2% do total. Agropecuária soma 72 empregados com carteira assinada, 0,2% do número de empregos de Vinhedo.

A indústria tem forte representatividade em Vinhedo e foi a que mais contratou trabalhadores com carteira assinada nos três primeiros meses deste ano, somando 370 vagas criadas. O setor de serviços contratou 243 trabalhadores, o comércio criou 221 novas vagas e a construção civil formalizou 29 novos contratos de trabalho. Apenas uma vaga formal foi criada no setor agropecuário.

“Vinhedo tem um forte parque industrial e vocação para o setor de logística. Estamos trabalhando para fortalecer ainda mais todos os setores produtivos na nossa cidade, lembrando que a atração de grandes empresas fomenta a economia em geral, criando novas oportunidades de serviços, de comércio e também na construção civil. Gerar empregos e riqueza também é prioridade”, afirmou dr. Dario.

Autor: Silvana Guaiume