07 MAI 2021
Vinhedo vai contratar serviços de consultas e exames médicos para zerar fila
Serão contratados atendimento de clínico geral, oftalmologista, ortopedista, cardiologista e psiquiatra e vários tipos de exames

A Prefeitura de Vinhedo vai contratar serviços de consultas e exames médicos em clínicas particulares da cidade para zerar a fila de pacientes que aguardam pelos procedimentos. A importante medida foi anunciada pelo prefeito Dario Pacheco durante a live desta quinta-feira (6), que teve início às 18h. A previsão é de que os contratos sejam realizados em dois meses.

O prefeito explicou que o Departamento Jurídico da Prefeitura está levantando todas as questões legais para que as clínicas e serviços possam ser contratados pelo município. “Temos que respeitar a legalidade e já estamos avaliando juridicamente como esses contratos serão celebrados”, disse dr. Dario. “Gostaríamos de atender todo mundo de imediato, mas precisamos respeitar os meios legais”, alegou.

O prefeito lembrou que, por causa da pandemia, serviços médicos que não são de urgência deixaram de ser realizados. “Temos mais de 30 médicos afastados porque têm mais de 60 anos ou comorbidades. Temos entre 2 mil e 3 mil moradores esperando atendimentos de saúde. Vamos viabilizar a contratação desses serviços para acabar com a fila e zerar essa espera. Não temos como realizar mutirões neste momento por causa do risco de aglomeração”, explicou.

Segundo dr. Dario, serão contratados serviços de atendimento de clínico geral, oftalmologista, ortopedista, cardiologista e psiquiatra. A Prefeitura vai contratar ainda exames de ultrassom para todas as modalidades, oftalmológicos para glaucoma e cataratas, raios X para ortopedia, ressonância magnética, tomografia e exames cardiológicos em geral. “Com tudo correndo dentro do previsto, em dois meses vamos começar a zera a fila”, disse.

Telemedicina

Na live, dr. Dario que a Prefeitura vai abrir licitação para a compra de equipamentos para realizar teleconsultas e consultas online. “O Conselho Federal de Medicina permitiu que as teleconsultas ocorram neste período de pandemia e estamos trabalhando para implementar esse sistema na nossa cidade”, afirmou.

Autor: Silvana Guaiume