20 MAI 2021
Fase de transição do Plano São Paulo é prorrogada até 31 de maio

A fase de transição do Plano São Paulo para todo o Estado foi prorrogada até o próximo dia 31. A partir de 1º de junho o governo estadual vai iniciar uma nova fase de gestão da pandemia, com ampliação do horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais até as 22h, 60% de ocupação dos locais e testagem rápida de pessoas sintomáticas. As medidas de prevenção, como uso de máscara, de álcool em gel e distanciamento, continuam obrigatórias.

Até o dia 31, estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings podem funcionar das 6h às 21h. O mesmo expediente deve ser adotado por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus. A partir do dia 1º, o horário permitido será das 6h às 22h.

Para evitar aglomerações, a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados será limitada em 40% a partir do dia 24. Já no dia 1º de junho, a capacidade máxima passa a ser de 60%. Continuam liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social.

O toque de recolher continua nas 645 cidades do Estado, das 21h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias. A partir do dia 1º, o toque de recolher será das 22h às 5h.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patricia Ellen, o modelo da testagem rápida para sintomáticos nos municípios foi recomendado pelo Centro de Contingência do coronavírus. “Hoje já temos disponível um novo modelo de teste antígeno, que permite um trabalho de controle maior da pandemia e que é fundamental, já que houve tantos atrasos no cronograma nacional de vacinação”, disse ela. “Teremos reunião com o Governador no início da semana que vem para que possamos lançar oficialmente essa nova etapa.”

Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Autor: Silvana Guaiume