27 MAI 2021
SAÚDE
Vinhedo zera demanda por segunda dose e se destaca no ranking da vacinação na RMC
Cidade é a terceira com mais moradores vacinados com a segunda dose e a quarta na aplicação da primeira dose da vacina

Vinhedo está entre as cidades com maiores índices de imunização contra a covid-19 na Região Metropolitana de Campinas (RMC) nesta quinta-feira (27). É a terceira entre as 20 cidades da RMC com mais moradores vacinados com a segunda dose, com 12,6% da população imunizada. No ranking das primeiras doses, ocupa a quarta posição, com 21,2% dos moradores atendidos. Esta semana, Vinhedo praticamente zerou a demanda e está em dia com a aplicação da segunda dose.

Apenas não receberam a segunda vacina casos isolados, como moradores que não puderam se vacinar porque estavam fora da cidade. Na semana passada, Vinhedo recebeu um lote complementar de doses do governo estadual, o que permitiu regularizar o esquema vacinal da população que já havia recebido a primeira dose.

“Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos, a vacinação contra a covid-19 em Vinhedo acontece assim que as doses são entregues pelo governo estadual. Essa agilidade e rapidez acabam destacando nossa cidade entre as que mais vacinam dentro da RMC. Gostaríamos de estar com a maior parte da população imunizada e estamos trabalhando para isso”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Vinhedo foi uma das primeiras cidades a se mobilizar para a compra direta de vacina, após a autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). Dr. Dario participou da primeira reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para debater o tema e contingenciou verba para a aquisição do imunizante. Vinhedo integra o consórcio da FNP, o da RMC e fez parceria com Valinhos para compra de vacinas.

O prefeito chegou a se reunir com representantes da vacina russa Sputnik, que não foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Estamos em busca de fornecedores autorizados, com a vacina aprovada. Nossa meta é imunizarmos o máximo de moradores para que possamos enfrentar a pandemia, com maior prevenção”, disse.

Ranking de Vacinação

Dados colhidos nos sites, redes sociais das Prefeituras e no Seade

Segunda dose

Americana – 13,1%