01 JUN 2021
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Vinhedo mantém alto índice de empregabilidade em abril
Cidade tem 468 pessoas trabalhando com carteira assinada a cada mil habitantes; 1.089 novas vagas foram criadas este ano

Vinhedo mantém o alto índice de empregabilidade em abril, supera grandes cidades de São Paulo no número de empregos formais por mil habitantes e é o terceiro município que mais emprega na Região Metropolitana de Campinas (RMC).  Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em abril Vinhedo somou 468 empregos formais, com carteira assinada, por cada mil habitantes, ou 46,8% de empregabilidade.

Em números absolutos, Vinhedo é uma das cidades da RMC que mais geraram empregos este ano entre janeiro e abril, com 1.089 novas vagas. No acumulado de 12 meses, foram criados 2.235 postos de trabalho formais na cidade. Apenas em abril, o município somou 289 novos empregos criados. “Gerar empregos, riqueza e promover o desenvolvimento econômico também são prioridades”, afirmou o prefeito  Dario Pacheco.

A média de empregabilidade de Vinhedo em abril é superior à de Campinas, que tem 308 empregos formais a cada mil habitantes, e à da capital paulista, com 340 trabalhos formais por mil habitantes. Vinhedo está à frente também de cidades como Guarulhos, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Piracicaba e Sorocaba.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), Vinhedo ocupa a terceira posição em empregabilidade, atrás de Holambra, que tem 633 empregos formais por mil habitantes, e de Jaguariúna, com 538. A média dos 20 municípios da região é de 293 empregos formais por mil habitantes, no Estado de São Paulo a média é de 284 e no Brasil é de 181.

“Vinhedo é uma cidade produtiva, com alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), semelhante ao de economias desenvolvidas. Nossa gestão está empenhada em ampliar ainda mais essa empregabilidade com ações concretas como a nova lei de incentivo fiscais, que aprovamos com a Câmara para trazer mais empresas e empregos à cidade, e também com a parceria com o núcleo Apex-Facamp, do Peiex, para tornar nossas empresas exportadoras”, afirmou dr. Dario.

Ranking de empregabilidade em abril

Empregos formais por 1 mil habitantes

Vinhedo – 468