14 JUN 2021
PLANEJAMENTO URBANO
Aprovação da iluminação pública de Vinhedo salta de 44% em novembro para 79% em abril
Resultado é reflexo das ações da Prefeitura de Vinhedo realizadas este ano na manutenção de todo o parque de iluminação da cidade
A aprovação da iluminação pública quase dobrou em Vinhedo, saltou de 44,5% de ótimo e bom em novembro do ano passado para 79,1% de ótimo e bom em abril deste ano, segundo pesquisas do Indsat, que realiza estudos de satisfação dos serviços públicos. A nota da Iluminação Pública de Vinhedo em abril, de 754 pontos, confere ao município Alto Grau de Satisfação e ficou acima da média das Cidades de Pequeno Porte (CPP) do Indsat, de 731 pontos. A margem de erro do estudo é de 4,8% num intervalo de confiança de 95%.

O bom resultado obtido pela Iluminação Pública é reflexo das ações da Prefeitura de Vinhedo na manutenção de todo o parque de iluminação da cidade. Desde o início do ano, a Prefeitura vem investindo forte na manutenção e troca de luminárias para garantir mais tranquilidade e segurança aos moradores.

A Prefeitura já realizou a troca de 3,7 mil luminárias em ruas e espaços públicos até o mês de abril. Os moradores podem solicitar a troca de lâmpadas queimadas na Central 0800-777-4780 e terão a solicitação atendida em até 72 horas. Vinhedo possui 13 mil pontos de iluminação pública. Em novembro do ano passado, 4,5 mil lâmpadas, 35% da quantidade total, estavam queimadas, ocasionando transtornos aos vinhedenses.

“Os estudos do Indsat e a aprovação dos trabalhos de iluminação pública reforçam que estamos no caminho certo. Ao mesmo tempo em que cuidamos da saúde pública, nossa prioridade, em meio à fase mais grave da pandemia, também trabalhamos para manter a qualidade de vida dos nossos moradores com ações como a recuperação da iluminação pública e o Vinhedo de Cara Limpa, que está percorrendo os bairros com limpeza e manutenção”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Segundo o Indsat, no levantamento foi realizado na terceira semana de abril com 400 moradores da cidade com mais de 16 anos, a Iluminação registrou ainda 26,1% de apontamentos regulares e 7,6% de rejeição (somatório de ruim e péssimo). Em novembro do ano passado, a rejeição ao serviço alcançava 29,4% da população.

Indsat

As cidades avaliadas pela Indsat estão divididas em três agrupamentos populacionais: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porto (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes, segundo projeções do IBGE e da Fundação Seade. Para 2021, a previsão é de que Vinhedo alcance 78.440 habitantes.

A Indsat mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo” obtém-se uma classificação que qualifica o município o conforme o grau de satisfação do serviço estudado, conforme a seguinte escala:

Indsat abaixo de 350 pontos = Baixíssimo Grau de Satisfação
Indsat entre 350 e 499 pontos = Baixo Grau de Satisfação.
Indsat entre 500 e 649 pontos = Grau Médio de Satisfação.
Indsat entre 650 e 799 pontos = Alto Grau de Satisfação.
Indsat a partir de 800 pontos = Grau de Excelência.

Fonte: Indsat
Autor: Silvana Guaiume