16 JUN 2021
Esclarecimento sobre o agendamento da vacina contra a Covid-19
A Prefeitura de Vinhedo esclarece que a vacinação na cidade é realizada conforme a disponibilidade de doses entregues pelo governo estadual e os grupos definidos pelo Plano Nacional de Imunização.

Até esta quarta-feira (16), o governo estadual enviou a Vinhedo 39.193 doses. A cidade aplicou até ontem 31.274 doses. O restante são doses que já estão agendadas e serão aplicadas nos próximos dias ou doses em estoque para atender moradores de grupos específicos e 2ª dose AstraZeneca para maiores de 60 anos.

Nesta terça-feira, o governo estadual enviou a Vinhedo 1.610 doses para vacinar a população de 50 a 59 anos, que deve atender de 20% a 25% dessa população. Houve uma procura grande e o agendamento das 1.610 doses foi completado rapidamente. A Prefeitura aguarda novo lote de vacinas do governo estadual para reabrir o agendamento para esse grupo.

Vinhedo disponibilizou na semana passada um novo sistema online, que permite que o agendamento seja feito diretamente pelos moradores para que escolham o local, data e hora da imunização. No caso de não haver mais doses disponíveis para aquele grupo, o agendamento não é concluído, portanto, não se trata de erro no sistema ou no site.

As doses vêm sendo entregues semanalmente pelo Governo do Estado e assim que uma nova remessa chega ao município para cada grupo, o agendamento volta a ser liberado. Há situações em que o governo estadual inicia a vacinação de um novo grupo antes de concluir os anteriores. A Prefeitura precisa aplicar as vacinas nos grupos definidos pelo Estado.

Vinhedo é a quarta cidade da RMC com mais moradores vacinados com as duas doses, com o esquema vacinal já completo. Também se destaca na aplicação da primeira dose, com mais de 25% da população vacinada.

A Secretaria de Saúde está trabalhando com 100% do seu efetivo para atender toda a demanda da vacinação, inclusive aos finais de semana, e divulga diariamente não só o Boletim Epidemiológico, mas também o Vacinômetro, detalhando a quantidade de doses aplicadas, entre primeira e segunda dose.

Mais informações sobre a vacinação podem ser obtidas através do whatsapp do Alô Saúde (19) 98600-6300.