16 JUN 2021
Feirantes participam de reunião na Prefeitura de Vinhedo
Foi apresentada minuta de projeto de lei, que será encaminhado à Câmara, para garantir mais segurança e organização aos eventos
Representantes dos feirantes de Vinhedo estiveram nesta quarta-feira (16) na Prefeitura para uma reunião sobre a realização das feiras livres da cidade. No encontro, que contou com a participação do prefeito Dario Pacheco, o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, Tiago de Paula, apresentou a minuta de um projeto de lei, que será encaminhado para votação na Câmara, para garantir mais segurança e organização aos participantes dos eventos.

“As feiras livres de Vinhedo são patrimônio cultural da nossa cidade. Reúnem produtores locais, e da região, que levam produtos diferenciados e de qualidade para os consumidores. As feiras também são atrações turísticas, geram renda e riqueza. Queremos levar esses eventos para locais como o Parque Municipal, o Portal do Cristo e o Memorial do Imigrante”, afirmou dr. Dario.

Tiago de Paula disse que a nova legislação vai permitir ampliar a realização dos eventos. “Queremos que Vinhedo tenha feiras rentáveis, bonitas e pujantes”, explicou. Participaram da reunião o vereador Paulinho Palmeira, que intermediou ao encontro, os representantes dos feirantes Paulo Garcia, Vlademir Antonio Gallo, Clessiana Roberta Viana Munhoz, e o secretário de Cultura, Renato Romanetto.

Os feirantes anunciaram que estão criando uma associação para representar o grupo, apresentaram solicitações de estrutura e sugeriram a realização de apresentações artísticas nas feiras.

Segundo Tiago de Paula, a legislação sobre as feiras em Vinhedo é de 1979. “Está obsoleta para a realidade atual. Precisamos de uma lei moderna, com dinâmicas que permitam regulamentar as feiras, para que possam se organizar melhor, para que sejam cada dia mais atrativas e rentáveis”, disse. A nova lei vai regulamentar todas as feiras da cidade e haverá decretos sobre cada uma delas, de acordo com os locais onde são realizadas, infraestrutura e características.

“A legislação é um marco inicial para uma nova era das feiras em Vinhedo”, afirmou Tiago de Paula. A lei vai determinar critérios para participação de feirantes, padronização dos estandes, qualidade dos produtos, destinação correta do lixo, entre outros itens. Também prevê a criação de uma comissão para deliberar sobre a feira. Romanetto comentou que a Secretaria de Cultura e Turismo pretende trabalhar junto com os feirantes para a realização de atividades artísticas e culturais.

Vinhedo conta hoje com seis feiras livres que ocorrem em diferentes locais da cidade. No domingo são realizadas a Feira do Produtor na Represa I e a Feira Livre na Praça Heitor Gaudenci. Na quarta-feira acontece a Feira Noturna na Praça Aurora Sudário e na quinta-feira tem a Feira Noturna na Praça Geraldo Thomé. No sábado há a Tradicional Feira da Capela na Praça Aurora Sudário e a Feira Noturna na Praça Geraldo Thomé.

Autor: Silvana Guaiume