22 ABR 2024
Vinhedo amplia vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 12 anos
Decisão entra em vigor a partir desta terça-feira, dia 23

A Secretaria de Saúde amplia, a partir desta terça-feira, dia 23 de abril, a vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 12 anos. Decisão foi tomada pela própria Secretaria de Saúde de Vinhedo devido à avaliação semanal que estão conduzindo para analisar a procura pela imunização.

De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Saúde, os municípios que receberam as doses da vacina com validade até 30 de abril de 2024 podem liberar, conforme o limite etário especificado na bula da vacina dengue (atenuada), para pessoas de 4 aos 59 anos 11 meses e 29 dias de idade. No caso de Vinhedo, o estoque recebido pela Secretaria de Saúde foi de doses que têm previsão de validade para junho.

Para receber a imunização é obrigatório apresentar carteirinha de vacinação e o cartão cidadão da criança. Caso não tenha, deve-se então apresentar a carteirinha de vacinação da criança e o cartão cidadão ou comprovante de residência do responsável para cruzar informações. Não há necessidade de agendamento.

A vacina contra a dengue está disponível de segunda a sexta-feira, até 16h, nas seguintes Unidades Básicas de Saúde:

- UBS Planalto

- UBS Vila João XXIII

- UBS Três Irmãos

- UBS Casa Verde

- UBS Meirelles

- Centro Médico

Observações sobre a vacina:

- O adolescente deverá ser vacinado e permanecer sentado sob observação por aproximadamente 15 minutos após a administração da vacina.

- Para as adolescentes (a partir da primeira menstruação) deve-se evitar a gravidez por pelo menos um mês após a vacinação.

- A vacina é contra indicada para pessoas com infecção por HIV e sintomáticas ou com infecção por HIV assintomática com função imunológica comprometida, gestantes, mulheres amamentando (lactantes), pessoas em tratamento oncológico e quimioterapia.

- Após a infecção pelo vírus da dengue é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal.

- Nas situações em que a infecção ocorra após o início da vacinação, não há necessidade de alteração do intervalo entre a primeira dose e a segunda dose, desde que a segunda dose não seja aplicada com período inferior a 30 dias do início da doença.

Vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 12 anos

Data: A partir desta terça-feira, dia 23 de abril