28 JUN 2021
CULTURA
Associação Italiana Vinhedense (Aivi) comemora 119 anos no Memorial do Imigrante
Patrimônio de Vinhedo passou por reformas e manutenção este ano e foi reaberto ao público; novas obras serão realizadas no local
A Associação Italiana Vinhedense (Aivi) comemorou 119 no Memorial do Imigrante, que foi revitalizado este ano e reaberto ao público. A comemoração restrita teve apoio da Prefeitura, com a participação do prefeito Dario Pacheco e do secretário de Cultura e Turismo de Vinhedo, Renato Romaneto. O Memorial foi batizado com o nome de um dos mais expoentes presidentes da associação, Tuto Gasparini, que foi homenageado no evento da sexta-feira (25).

“A colônia italiana trouxe a fruticultura para nossa região e colaborou muito para a criação do município de Vinhedo. Temos que valorizar nossa história e a importância dos imigrantes para a construção da nossa cidade. Valorizar a cultura e as artes é defender nossa identidade social. Parabéns à Associação e também à nossa equipe de Cultura que está cuidando do nosso patrimônio”, disse dr. Dario.

O Memorial do Imigrante passou por reformas e manutenção este ano. O local está preparado para abrigar eventos culturais e artísticos assim que for possível, dentro do planejamento municipal de retomada assim que a pandemia for superada. Desde o início do mês, o Memorial do Imigrante Tuto Gasparini abriga a Central de Informações Turísticas, com exposições itinerantes, e a diretoria de Turismo. A Central funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, para promover o turismo, acolher visitantes e divulgar informações da cidade.

“O turismo é uma atividade econômica sustentável, que traz emprego e renda para nossos cidadãos”, acrescentou Dr. Dario, Ele anunciou a revitalização total do Memorial do Imigrante Tuto Gasparini e disse que uma comissão será criada para pesquisar sobre as primeiras famílias de imigrantes italianos que se instalaram na cidade. Elas serão homenageadas em um espaço dentro do Memorial, com a história de cada família que ajudou a fundar a antiga Rocinha, que se tornou Vinhedo.
“Vinhedo tem ainda imigrantes de diferentes partes do mundo que ajudaram nossa cidade a ser o que é. Essa galeria vai fazer uma justa homenagem a esses imigrantes”, afirmou Dr. Dario.

O secretário de Cultura e Turismo destacou que a Secretaria já está planejando eventos para o local no segundo semestre. “Temos a honra e a obrigação de reabrir o Memorial para uso da população. É um patrimônio de Vinhedo que precisa estar aberto a todos e assim fizemos. O Memorial preserva a história da nossa cidade, dos imigrantes que vieram da Itália para trabalhar na terra e construíram uma cidade linda e desenvolvida, com muito suor e trabalho. Parabéns Associação Italiana e todos os seus associados”, disse Romaneto.

A cerimônia teve também participação do presidente da Associação, Juliano Gasparini, filho de Tuto; de Inês Gasparini, viúva de Tuto; dos vereadores Rubens Nunes e Nilton Braghetto; de diretores da Secretaria de Cultura; de Orlando Célio Campovilla, presidente da Associação Vinhedense de Turismo (Avetur) e membro da Associação dos Vitivinicultores de Vinhedo (Avivi).

Autor: Silvana Guaiume