05 JUL 2021
Prefeito Dr. Dario anuncia melhorias para a Santa Casa de Vinhedo
Medidas incluem novo estacionamento, criação de mais 10 leitos de UTI, unificação das portas de urgência, entre outras ações
O prefeito Dario Pacheco anunciou nesta segunda-feira (5) uma série de melhorias para a Santa Casa de Vinhedo, entre elas a implementação de uma segunda UTI no hospital com a criação de mais 10 leitos. Embora o hospital não seja da Prefeitura, a administração municipal compra serviços da Santa Casa para atender os pacientes SUS de Vinhedo e é a maior fonte pagadora da instituição.

O anúncio foi feito durante reunião no hospital com a participação da diretoria da Santa Casa composta pela provedora Marta Elisa, administrador Dario Prado, diretor clínico dr. João Marcos, diretor técnico, dr. Adriano Chitacumula, entre outros funcionários, do secretário de Saúde, Milton Ribolli, além dos vereadores Inês Diogo, Márcio Melle, Mazinho, Pastor Léo Fernandes, Paulinho Palmeira, Tiago Marra, Val Souza e Rubens Nunes.

“Em comum acordo com os vereadores e com a diretoria da Santa Casa, estamos dando início a uma série de melhorias físicas e administrativas no hospital para que o vinhedense tenha à disposição um atendimento mais ágil e eficiente. A saúde é nossa prioridade”, afirmou dr. Dario.

Entre as melhorias que serão realizadas está a criação de uma segunda UTI (vai passar de 18 para 28 leitos) e da Unidade Coronariana no hospital, uma das ações do plano de governo do atual administração, além da  ampliação do Pronto-Socorro e da recepção, criação de mais vagas de estacionamento com o fechamento de via e a concessão do sistema de estacionamento rotativo da cidade para uma empresa, que deverá repassar uma porcentagem das vendas para o hospital.

Ainda será realizada a padronização de todos os protocolos de atendimento de urgência entre Santa Casa, Pronto Atendimento (PA) Capela e Unidade de Pronto Atendimento (UPA).  “Todas as medidas que puderam ser realizadas, o quanto antes nós realizamos. No entanto, outras ainda terão que esperar, como é o caso de obras dentro do hospital, que não podem ser feitas neste momento de pandemia”, explicou o prefeito.

Melhorias

A diretoria da Santa Casa destacou a recente criação de uma segunda recepção para atendimento de pessoas sem sintomas gripais, que já desafogou o atendimento no hospital, além de mudanças no Pronto-Socorro que já podem ser percebidas pela população, como a permanência de pelo menos três médicos por 24h na urgência.

Os vereadores solicitaram à diretoria mais atenção aos familiares dos pacientes internados, já que muitos reclamaram de ficar sem respostas sobre o estado de saúde deles por muito tempo. Sobre esse assunto, a Santa Casa disse que criará um protocolo específico para melhorar e humanizar o atendimento.

Outro tema abordado na reunião foi a prestação de contas do hospital, que será feita presencialmente na Câmara para que todos os vereadores possam ter acesso às finanças da Santa Casa e possam tirar suas dúvidas.

Para os vereadores Rubens Nunes e Val Souza, integrantes da Comissão de Saúde da Câmara, a reunião foi muito positiva, com vários encaminhamentos realizados. “Somos cobrados constantemente pela população sobre a Santa Casa, não podemos nos abster desse assunto. Ficamos satisfeitos que esta conversa trará bons frutos à saúde da nossa cidade”, destacaram.

Autor: Ana Cândida Briski