13 JUL 2021
SAÚDE
Vacinação da covid tem aprovação de 69,5% da população acima de 50 anos, aponta Indsat
Vinhedo recebeu 680 pontos no ranking Indsat, o que representa Alto Grau de Satisfação dos moradores
A vacinação contra o covid-19 em Vinhedo tem aprovação de 69,5% dos moradores com mais de 50 anos, principal faixa atendida até agora no Plano Nacional de Imunização. Os números coletados no último levantamento realizado pela Indsat em Vinhedo (Cidade de Pequeno Porte) apontam que Vinhedo recebeu 680 pontos no ranking Indsat, o que representa Alto Grau de Satisfação com a vacinação.

Entre os moradores maiores de 50 anos, a aprovação chegou a 69,5% e entre os que possuem até o Ensino Fundamental houve 64,9% de ótimo e bom. A pesquisa da Indsat realizada em junho mostrou que apenas 15,7% dos entrevistados avaliaram negativamente a campanha, com 9,1% de ruim e 6,6% de péssimo.

As boas avaliações são resultado do planejamento de vacinação desenvolvido pela atual Administração Municipal. Dados da Prefeitura mostram que 60% da população adulta já está vacinada, com 21% de moradores acima de 19 anos com o esquema vacinal completo (aplicação das duas doses ou de dose única).

Até o dia 12 de julho, foram aplicadas 46.319 vacinas, distribuídas entre 34.045 de primeira dose, 11.324 de segunda dose e 950 de dose única. O cenário coloca Vinhedo com um dos mais altos índices de segunda dose aplicadas entre os municípios da região.

Indsat

O Indsat mede a satisfação de 16 serviços públicos, além da atuação dos governos municipal, estadual e federal. A partir dos critérios de “ótimo, bom, regular, ruim e péssimo”, obtém-se uma classificação que qualifica o município conforme o grau de satisfação do serviço estudado.

As cidades avaliadas pela Indsat estão divididas em três agrupamentos populacionais: Cidades de Pequeno Porte (CPP) com até 100 mil habitantes, Cidades de Médio Porte (CMP) entre 100 mil e 400 mil habitantes e Cidades de Grande Porte (CGP) com mais de 400 mil habitantes. Para classificação do número de habitantes de um município, a Indsat utiliza como fonte de dados as projeções populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Fundação Seade.

Fonte: INDSAT