22 JUL 2021
Vinhedo tem 65% da população adulta vacinada contra o coronavírus
Entre os moradores com mais de 19 anos, 25% já estão como o esquema vacinal completo, de duas doses ou dose única

Vinhedo já aplicou 52.126 vacinas contra o coronavírus e já vacinou 37.806 moradores, o que representa 65% da população adulta vacinada com ao menos uma dose do imunizante, conforme estimativa populacional do IBGE. Vinhedo tem um dos mais altos índices de segundas doses aplicadas na população entre os municípios da região, que já estão com o esquema vacinal completo.

“Estamos avançando na nossa imunização contra a covid em Vinheo. Mesmo com todos a demora para recebermos as doses e o número de doses menores do que o necessário, já podemos comemorar 65% da população adulta vacinada. Vamos seguir firmes e confiantes no nosso trabalho de levar o melhor atendimento aos moradores, como estamos fazendo. A vacinação é nossa principal arma para enfrentarmos a pandemia”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Até esta quinta-feira (22), Vinhedo aplicou 37.806 primeiras doses, 12.525 segundas doses e 1.795 doses únicas. Dessa forma, 65% população acima de 19 anos recebeu ao menos uma dose da vacina e 25% já está imunizada, com as duas doses ou a dose única. Vinhedo está aplicando as quatro vacinas disponibilizadas pelo governo federal e estadual, Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen.

Segundo a projeção aplicada em 2020 pelo IBGE sobre o último Censo, de 2010, Vinhedo tem atualmente 58.271 moradores com mais de 19 anos e 80.111 moradores no total. A população adulta, com mais de 19 anos, representa 73% da população total. A partir de agosto, conforme o governo estadual, serão vacinados adolescentes, depois de concluída a vacinação dos maiores de 18 anos, segundo previsão do Estado.

De 23 a agosto a 5 de setembro serão vacinados adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência ou comorbidade, inclusive grávidas nessa idade e com comorbidade. De 6 a 19 de setembro serão imunizados adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidade e de 20 a 30 de setembro, adolescentes de 12 a 14 anos sem comorbidade.

Autor: Silvana Guaiume