04 AGO 2021
SAÚDE
Prefeitura de Vinhedo retoma Programa Saúde da Escola na volta às aulas presenciais
Ação é parceria entre as secretarias de Saúde e Educação; no fim de semana foram realizadas quatro lives para professores sobre prevenção à covid-19
A Prefeitura de Vinhedo está retomando o Programa Saúde da Escola com a volta gradual às aulas presenciais. O programa é parceria entre as secretarias de Saúde e Educação. Na semana passada foram realizadas quatro lives com profissionais da Rede Municipal de Saúde, a pediatra Solange Lisboa e a enfermeira Maria Reis, da Vigilância Epidemiológica, para os professores do ensino infantil e fundamental.

No ano passado, com a pandemia e as aulas remotas, o programa foi suspenso e está sendo retomado neste semestre, com o retorno da educação presencial. Neste mês, as escolas estão recebendo, em esquema de rodízio, 35% dos alunos, conforme a capacidade da escola e o Plano São Paulo. No próximo mês, a previsão de ampliar o rodízio para 50% dos estudantes.

As escolas foram preparadas e os profissionais foram treinados para a retomada segura das aulas presenciais. Neste momento, a adesão ao formato presencial ainda é facultativa e os pais podem manter os alunos em sistema remoto. No primeiro dia de aula, nesta segunda (2), 26% dos estudantes da Rede Municipal compareceram às escolas.

O Programa Saúde na Escola é uma estratégia para fortalecer a Saúde e a Educação. Trata-se de uma política pública para promover saúde e orientar sobre prevenção de doenças, a importância de  atitudes de  vida saudáveis como vigilância nutricional, práticas esportivas, higiene pessoal e ambiental, relações interpessoais e observação de sinais de situação de risco à saúde.

O programa inclui atividades sobre saúde bucal, saúde ocular, verificação da situação vacinal, prevenção da dengue e da obesidade infantil, que são realizadas nas escolas. As secretarias de Saúde e Educação elaboram um cronograma das atividades que é levado para as escolas municipais de acordo com o calendário de cada uma delas. Neste retorno de aulas presenciais, o foco são ações de prevenção à covid-19 e verificação da situação vacinal.

Confira as lives: