09 AGO 2021
Biblioteca Municipal de Vinhedo cria espaço destinado a destaques literários
Outra iniciativa de destaque na Biblioteca é o espaço Nossa História, para livros sobre Vinhedo e escritos por moradores de Vinhedo
A Biblioteca Municipal de vinhedo criou uma série de ações para fomentar o interesse pela leitura e, ao mesmo tempo, promover escritores consagrados brasileiros, autores de Vinhedo e livros sobre Vinhedo. A iniciativa busca aproximar os moradores de grandes nomes da literatura nacional e estimular o hábito saudável da leitura. Uma das ações é o espaço Destaque do Mês, que estreia com Jorge Amado.

Outras ações são o espaço Nossa História, com autores de Vinhedo e livros sobre Vinhedo; a contratação de dois projetos de livro de autores da cidade e de cinco projetos para contação de histórias da cidade.

“O conhecimento é a base do desenvolvimento e a leitura é o caminho mais rápido e eficiente para ampliar o conhecimento. Essa iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo é uma excelente ação para estimular nas novas gerações o interesse pela literatura. Uma sociedade evoluída é uma sociedade que lê, que se informa muito além das manchetes e que não é afetada por fake news”, disse o prefeito Dario Pacheco.

O escritor baiano foi escolhido para inaugurar o Destaque do Mês porque completaria 109 anos em agosto. O espaço vai apresentar diversos autores para a população, trazendo a biografia de cada um deles, curiosidades, obras publicadas, entre outras informações, para, sobretudo, estimular a leitura. Ao longo do ano, o Destaque do Mês vai trazer outros autores e suas obras.

"Nossa Biblioteca possui mais de 25 mil títulos disponíveis e queremos apresentar esse acervo para que os vinhedenses possam ler cada vez mais! Mente sã, corpo são!", destacou o Secretário de Cultura e Turismo, Renato Romanetto.

Espaço Nossa História

Outra ação é que a Biblioteca vai ganhar o espaço Nossa História, com os  livros sobre Vinhedo e escritos por moradores de Vinhedo. Ação importante para destacar e valorizar a produção local e estimular o interesse dos moradores pela história da cidade onde vivem.

"Vamos deixar em destaque a literatura de nossa cidade e acreditamos que, dessa forma, nossa história será ainda mais valorizada", comentou o secretário.

Contratação de livros e contadores

O projeto Contando Vinhedo (edital nº 004/2021) vai premiar a arte da contação de histórias, a partir de histórias da cidade de Vinhedo, registradas em vídeo. Serão cinco projetos que receberão R$ 1.200,00 cada. As inscrições foram prorrogadas até dia 16 de agosto e podem ser realizadas no link bit.ly/Icontandovinhedo.

A premiação literária (edital 005/2021) pretende estimular a produção e a difusão de obras e textos de registro da história e memória vinhedenses, além de contribuir para a formação e ampliação do público leitor. Serão selecionados dois projetos que receberão premiação de R$ 20.000,00 cada para tiragem de 400 exemplares. As inscrições podem ser realizadas no link: bit.ly/obrasliterariasvinhedo até o dia 16 de agosto.

Jorge Amado

Jorge Amado de Farias nasceu em 10 de agosto de 1912, em Itabuna, Bahia, e é autor de 16 romances e duas novelas. Mesmo vinte anos após sua morte, Jorge Amado ainda é considerado por alguns críticos um dos autores mais atuais da história, já que aborda em suas obras não somente literatura como também racismo, política e religião.

Sua obra está publicada em mais de cinquenta países e foi adaptada para o rádio, cinema, televisão e teatro, transformando seus personagens em parte indissociável da vida brasileira.