18 MAI 2018
Prefeitura de Vinhedo oferece agendamento de consultas com clínico geral, ginecologista e pediatra pela internet

Resultados de exames laboratoriais e o cronograma e histórico de vacinação também podem ser acessados pelo site da Administração Municipal

A Prefeitura de Vinhedo disponibiliza aos moradores, desde 2016, por meio do Portal SIM Saúde, a modalidade de marcação de consultas médicas na clínica básica da Rede Municipal, que incluem clínico geral, ginecologista e pediatra, pela internet. Essa ferramenta integra a plataforma de dados da Saúde para facilitar o acesso da população a serviços importantes.

Além da marcação de consultas, que pode ser feita 24 horas por dia através do site da Prefeitura,outros serviços on line relacionados à Saúde também estão disponíveis aos moradores desde 2016: resultados de exames laboratoriais, cronograma e histórico de vacinação.

Para realizar os procedimentos é simples. É preciso ter o Cartão Cidadão. No site da Prefeitura é necessário acessar o link (localizado no lado direito do site). O usuário coloca login e senha para acessar o Portal Cidadão, clica na Área Cidadão e em seguida no SIM Saúde, onde encontrará os três serviços já disponibilizados pela internet. Para quem ainda não tem, é preciso fazer o cadastro, que é rápido e fácil.

Agendamento de Consultas

Com a marcação de consultas on line, o usuário não precisa se dirigir à unidade de saúde de origem (referenciada) para agendar consultas da clínica básica (pediatria, ginecologia e clínica geral). A unidade referenciada é aquela localizada na região residencial do usuário.

Entrando no sistema, o usuário encontra a lista de profissionais destas três áreas, os dias e horários de consultas disponíveis. Na sequência é gerado o comprovante de agendamento.

Além do sistema on line, a Secretaria de Saúde mantém o acolhimento ao usuário, sendo assim quem precisar de agendamento de emergência na clínica básica pode procurar, pessoalmente, a unidade de saúde de referência, de acordo com a região de residência, para análise dos casos.

O usuário que já tiver uma consulta agendada de clínica básica e quiser realizar um novo agendamento deve desmarcar o procedimento para poder marcar a nova consulta. O sistema de desmarcação de consulta também pode ser feito pela internet, pessoalmente, por telefone e ainda apor e-mail.

As consultas de especialidades médicas continuam sendo feitas na própria unidade de saúde, pois, para passar por consultas com médicos como cardiologista, urologista e neurologista, entre outros, é necessário ter o encaminhamento da clínica básica.

Resultados de exames laboratoriais

O SIM Saúde garante a visualização e impressão de exames também pela internet. Antes, o laboratório municipal imprimia os exames realizados pelos usuários, fazia a conferência manual e encaminhava o documento à unidade de saúde onde o paciente havia sido atendido.

A partir de 2016, os funcionários da unidade entram no sistema e imprimem, na hora, o exame que será apresentado pelo paciente ao médico. Com o sistema, também é possível ao próprio usuário visualizar e imprimir o exame para levá-lo pessoalmente ao médico. Também consta no sistema a relação de todos os exames laboratoriais já realizados na Rede Municipal de Saúde.

Carteira de Vacinação

O usuário consegue acessar o histórico de vacinação das crianças menores de 5 anos e ainda consultar o agendamento das próximas vacinas, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. Com a ferramenta, é possível verificar se há alguma vacina infantil em atraso para que possa haver a atualização.

Unidades de Saúde

A Rede Municipal de Saúde oferece atendimento de clínica básica em sete unidades de Vinhedo. São elas: Centro Médico do Jardim São Matheus, Policlínica da Capela, Unidades de Saúde da Vila João XXIII, Von Zuben, Três Irmãos, Planalto e Casa Verde.