10 AGO 2021
DEFESA CIVIL
Vinhedo promove novo encontro de treinamento com Nupdec da Morada da Lua
Reunião acontece às 9h, no Condomínio Piemonte, com técnicos da Defesa Civil de do Corpo de Bombeiros
A Prefeitura de Vinhedo promove neste sábado (14) mais um encontro com a comunidade para mobilizar os moradores sobre ações de prevenção de incêndio e combate inicial em fogo sobre coberturas vegetais. A reunião acontece às 10h, com o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) Morada da Lua, no Condomínio Piemonte, em parceria com o Corpo de Bombeiros. O curso será ministrado por técnicos da Defesa Civil e dos Bombeiros.

No sábado passado, o treinamento aconteceu com o Nupdec Caixa D’Água e reuniu ao menos 25 moradores, além dos técnicos da Defesa Civil, dos Bombeiros, o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, Tiago de Paula, e o vereador Paulinho Palmeira.

“Realizamos o aculturamento dos moradores para o monitoramento preventivo a incêndio, execução de aceiro (desbaste do terreno em torno da cobertura vegetal) e criação de equipe para combate inicial ao fogo”, explicou o diretor da Defesa Civil, Maurício Barone.

O treinamento foi solicitado pelo Nupdec e moradores do bairro do Caixa D’Água, bairro que registrou o maior incêndio em cobertura vegetal de Vinhedo no ano passado. Foram 12 dias de combate às chamas, cinco dias para conter o fogo e outros sete dias de rescaldo na área para evitar que as chamas recomeçassem. Segundo Barone, um novo treinamento no Caixa D’Água será agendado para as próximas semanas.

“Essa mobilização dos moradores em torno da própria comunidade é muito saudável e contribui para construirmos uma cidade mais humana e acolhedora. A Prefeitura, a Defesa Civil e os Bombeiros estão preparados para atender à comunidade. A participação popular torna esse processo ainda mais efetivo”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Nupdecs

O Nupdec da Caixa D´Água e da Morada da Lua estão entre os primeiros a serem criados em Vinhedo, em maio do ano passado, quando a Defesa Civil oficializou a instituição dos Núcleos. Criado por decreto, o Núcleo promove a aproximação entre as comunidades, Bombeiros, Defesa Civil e a gestão pública em geral.

Moradores e administração pública atuam para entender as vulnerabilidades que as regiões enfrentam e as capacidades da própria comunidade para atuar em conjunto prevenindo, mitigando e, se necessário, respondendo às demandas. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Transportes e Defesa do Cidadão, pela Defesa Civil, com a participação do Corpo de Bombeiros.

Em Vinhedo já foram criados e estão atuando três Nupdecs, da Caixa D'Água, Morada da Lua e São Joaquim. Outros três estão em formatação no Distrito Industrial, Pau a Pique e Refloresta Vinhedo.

Como se inscrever

Qualquer cidadão pode se voluntariar para criar um Nupdec, basta entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone (19) 3826 7683 ou pelo e-mail defesacivil.setrans@vinhedo.sp.gov.br.

Autor: Silvana Guaiume