Atividade integra a elaboração do PMRR 2025 e reforça a preparação da cidade para prevenção de desastres
A Defesa Civil de Vinhedo recebeu, nesta sexta-feira, uma equipe do Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de São Paulo para um treinamento prático de avaliação e mapeamento de áreas de risco de escorregamentos e inundações. A atividade faz parte do processo de atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos, documento que orientará as ações de prevenção do município nos próximos anos.
Desde maio, uma ação cooperada entre a Defesa Civil Estadual, o IPT e a Defesa Civil de Vinhedo vem percorrendo diversos pontos da cidade para coleta de informações e análises técnicas. As áreas identificadas, avaliadas e mapeadas vão compor o PMRR 2025, que substituirá a versão de 2018 e servirá de base para estratégias de gestão de risco de desastres e fortalecimento da resiliência urbana. A previsão é que o novo plano seja entregue pelo IPT até o final de dezembro.
O treinamento desta sexta-feira envolveu agentes da Defesa Civil local, que receberam orientações sobre leitura, interpretação e aplicação dos parâmetros técnicos que integrarão o novo plano. O objetivo é preparar a equipe para atuar com ainda mais precisão na prevenção e resposta a situações de risco.
O encontro também acontece no momento em que Vinhedo acaba de receber o Selo Grau Prata de Município Resiliente Paulista, concedido pelo Governo do Estado em reconhecimento às políticas e ações de prevenção adotadas pela cidade. Vinhedo figura na premiação desde 2022 e permanece entre as três cidades mais resilientes do Estado de São Paulo, entre 645 municípios avaliados.