19 AGO 2021
DEFESA CIVIL
Defesa Civil de Vinhedo combate três focos de incêndio na Capela
Doze casas foram afetadas pelas chamas, mas a Defesa Civil realizou a contenção do fogo e nenhum imóvel foi danificado
A Defesa Civil de Vinhedo foi acionada na manhã desta quinta-feira (19) para combater três focos de incêndio no bairro Capela, entre as ruas 1º de Maio, da Biquina e do Café. Doze casas foram afetadas pelas chamas por estarem próximas ao incêndio, mas a Defesa Civil realizou a contenção do fogo e nenhum imóvel foi danificado. Segundo a Defesa Civil, há indícios de que os três focos foram criminosos, provocados por pessoas.

Os incêndios consumiram 7,8 mil metros quadrados de área de vegetação, de acordo com o diretor da Defesa Civil, Maurício Roberto Barone. “Fomos acionados pelo vereador Val, que foi avisado por moradores do bairro”, disse. O combate às chamas começou por volta das 10h e foi concluído ao meio-dia. “Identificamos indícios de ação humana porque foram focos separados. O fogo colocou em risco 12 casas e 12 famílias”, lamentou o diretor.

Barone alertou para que os moradores não façam fogo, principalmente nesta época de estiagem, com a umidade baixa do ar. “É um perigo muito grande, um fogo pequeno pode atingir grandes proporções e se alastrar sem controle, com risco de vida à população, sem falar que causa poluição do ar e problemas respiratórios. Incêndio proposital é crime”, afirmou.

Para proteger as casas próximas das chamas na Capela, os agentes da Defesa Civil fizeram uma linha fria, com água, isolando os imóveis. O incêndio foi o 20º registrado pela Defesa Civil de Vinhedo somente este ano. Quatro pessoas controlaram as chamas com água, abafador físico e mecânico. A Defesa Civil fez uma comunicação de ocorrência que será encaminhada para a Polícia Ambiental, que investigará a ocorrência.

Nupdec

O bairro Capela ainda não tem seu Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) instituído. “Estamos conversando com os moradores”, explicou Barone. No Nupdec, moradores e administração pública atuam para entender as vulnerabilidades que as regiões enfrentam e as capacidades da própria comunidade para atuar em conjunto prevenindo, mitigando e, se necessário, respondendo às demandas.

O trabalho é coordenado pela Secretaria de Transportes e Defesa do Cidadão, pela Defesa Civil, com a participação do Corpo de Bombeiros. Em Vinhedo já foram criados e estão atuando três Nupdecs, da Caixa D'Água, Morada da Lua e São Joaquim. Outros três estão em formatação no Distrito Industrial, Pau a Pique e Refloresta Vinhedo. Os Nupdecs criados já estão recebendo treinamento da Defesa Civil e dos Bombeiros.