24 AGO 2021
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Duas startups de Vinhedo estão entre as dez finalistas brasileiras de competição global
Ecotrace Solutions e a JustFor You foram escolhidas para representar o Brasil na final, que acontece em setembro
Duas startups de Vinhedo estão entre as dez finalistas brasileiras da 1ª edição do Global Tech Innovator 2021, da consultoria  KPMG. São elas a agtech Ecotrace Solutions e a beautytech JustFor You. A competição foi aberta há pouco mais de um mês e as dez selecionadas participam da final, que acontece em 2 de setembro. A vencedora vai representar o Brasil em um dos maiores eventos de startups do mundo, o Web Summit, de 1 a 4 de novembro, em Portugal.

“É muito orgulho para nossa cidade termos duas empresas representando Vinhedo entre as dez mais inovadoras do Brasil. Seja qual for o resultado final, sabemos que Vinhedo está muito bem representada nesse cenário competitivo. O empreendedorismo é parte fundamental do desenvolvimento. Parabéns às duas startups e todas as pessoas envolvidas nesses projetos de vanguarda”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Além das duas empresas de Vinhedo, são finalistas as fintechs Conta BlackJusta Linker, a retailtech Bornlogic, a hrtech Intera, a agtech Krilltech, a hardtech Cycor Cibernética e a cleantech Octa.

“Não foi fácil fazermos o filtro para chegar aos 10 finalistas. Recebemos inscrições de startups com propostas de valor muito legais, escaláveis e que resolvem problemas reais da sociedade”, afirmou sócio-líder da área de private enterprise da KPMG no Brasil e na América Latina, Jubran Coelho.

Segundo Coelho, o que chamou a atenção foi a diversidade de segmentos de atuação, origem e de quem fundou as companhias que se inscreveram e também das que foram selecionadas. A Intera, por exemplo é uma empresa baiana. Conta Black, Cycor e Linker têm mulheres como fundadoras. Octa e Conta Black foram fundadas por negros.

Finalistas de Vinhedo

“Estarmos entre as dez selecionadas no Brasil é um reconhecimento muito importante. Todas as escolhidas têm produtos de excelência. Nossa empresa é uma das cinco foodtechs do mundo de maior transparência no processo produtivo. Estivemos na China na semana passada participando de um evento. Estamos num momento muito bom”, afirmou a head de inovação da startup Ecotrace Solutions, Maria Paula Castro.

A Ecotrace, https://ecotrace.info, é uma empresa de rastreabilidade do agronegócio, que garante boas práticas de produção desde a origem do produto. A empresa atua, entre outros, no setor da carne e do algodão. Rastreia a carne desde o início da produção para garantir que o produto não tem origem em área de desmatamento ou terra indígena, por exemplo.

“A China e a Europa têm critérios rigorosos para o consumo desse produto, que precisa garantir sua origem”, afirmou Maria Paula. A rastreabilidade do algodão garante que não houve situações como mão de obra infantil e trabalho escravo em sua produção.

A beautytech JustFor You, https://www.justfor.com.br, produz cosméticos customizados. O consumidor especifica suas características e preferências online e a empresa cria uma fórmula exclusiva para seu uso.

Próximas etapas

Na próxima etapa do programa, cada companhia se apresentará, no dia 2 de setembro, a uma banca de jurados. Serão considerados 6 critérios com o mesmo peso: disrupção e inovação; potencial de mercado; adoção do cliente; tração de mercado e marketing; potencial de longo prazo; e qualidade da apresentação.

A grande vencedora ganhará lugar na etapa global da disputa, que vai acontecer em Lisboa, Portugal, entre 1 e 4 de novembro, durante o Web Summit. Lá ela vai encarar as vencedoras das etapas locais dos outros 14 países que promoveram o Global Tech Innovator. Coelho afirmou não ter dúvidas do potencial das companhias brasileiras para faturar o 1º lugar. “O Brasil começa a se destacar no ecossistema de inovação global com empresas que estão trazendo soluções para o País, mas que também podem ser escaláveis para a América Latina e países emergentes”, disse.

A competição busca dar exposição às iniciativas. Coelho acrescentou, no entanto, que a expectativa é criar uma comunidade para fomentar a troca de informações e até a realização de negócios entre as startups. A consultoria tem uma outra iniciativa batizada de Emerging Giants, voltada às empresas em estágio de desenvolvimento mais avançado. Segundo Coelho, os Tech Innovators podem vir a se tornar, um dia, os Emerging Giants.

Autor: Silvana Guaiume