03 SET 2021
SAÚDE
Vinhedo agenda, a partir das 16h, segunda dose da Pfizer com retorno até 19 de setembro
Prefeitura aguarda novos lotes de vacina do Estado para reabrir o agendamento de 12 a 14 anos sem comorbidade e maiores de 18 anos
A Secretaria de Saúde de Vinhedo abre nesta sexta-feira, a partir das 16h, o agendamento da vacinação com segundas doses de moradores que tomaram a vacina Pfizer e que têm retorno marcado até o dia 19 de setembro. A Prefeitura aguarda novos lotes de vacina do governo estadual para reabrir o agendamento para a população de 12 a 14 anos sem comorbidade e para os maiores de 18 anos. O agendamento das segundas doses de Astrazeneca e Coronavac também é reaberto sempre que o município recebe doses do Estado.

A vacinação deve ser agendada no link https://vinhedo.mitraonline.com.br/agenda-vacina. A vacinação da segunda dose deve ser agendada mesmo que a data de retorno não coincida com a data disponível no agendamento. A Prefeitura agenda a vacinação sempre de acordo com a disponibilidade de doses enviadas ao município pelo governo estadual.

No caso das segundas doses, mesmo que o agendamento não possa ser feito exatamente no dia marcado do retorno, ele deve ser realizado. O esquema vacinal não é prejudicado com a aplicação da segunda dose com alguns dias de diferença do previsto. Moradores que têm retorno marcado para segunda dose da Pfizer o dia 19 de setembro já podem agendar nos dias disponíveis. O agendamento é recomendação do Ministério da Saúde para evitar aglomeração e longas filas de espera pela vacina.

Vinhedo tinha nesta quinta-feira (2) 82.812 vacinas aplicadas, sendo que  97% da população adulta acima de 19 anos tomou ao menos uma vacina e 47% está com o esquema vacinal completo, com duas doses ou dose única. Essas porcentagens já levam em conta a atualização da população feita pelo IBGE este ano, divulgada esta semana. De acordo com a projeção do IBGE, vinhedo tem 81.516 moradores. Entre a população em geral, incluindo crianças de adolescentes, também com os números atualizados, 71% dos moradores receberam ao menos uma dose e 34% estão com o esquema vacinal completo, duas doses ou dose única.

A Secretaria de Saúde de Vinhedo explica que as doses vêm sendo entregues fracionadas e esclarece que o agendamento é reaberto conforme o governo estadual repassa as vacinas para o município, de acordo com as doses disponibilizadas pelo Estado. A Secretaria de Saúde de Vinhedo segue o calendário do Estado, mas reforça que a vacinação é realizada sempre conforme a disponibilidade de doses entregues pelo Estado.

Agendamento

Para agendar a vacinação em Vinhedo é necessário que o morador entre no site www.vinhedo.sp.gov.br e clique no banner “Vacinação covid” ou acesse o link https://vinhedo.mitraonline.com.br/agenda-vacina. O morador pode escolher o dia, horário e local para receber a imunização. Dúvidas para acessar ou concluir o agendamento devem ser enviadas para vacinacao.covid19@vinhedo.sp.gov.br.

Para receber a primeira dose, o morador deve levar o comprovante do agendamento, documento com foto, CPF e comprovante de endereço no nome da pessoa a ser vacinada ou Cartão Cidadão. Quem tem o Cartão Cidadão não precisa levar CPF nem comprovante de endereço. Na segunda dose, tem que levar documento com foto, comprovante de endereço no nome da pessoa a ser vacinada ou Cartão Cidadão e o comprovante da primeira dose.

Autor: Silvana Guaiume