14 SET 2021
SAÚDE
Vinhedo reabre agendamento para 12 a 17 anos, 18 a 59 anos e segunda dose de Astrazeneca
Agenda estará disponível a partir das 16h desta terça-feira, no link https://vinhedo.mitraonline.com.br/agenda-vacina
A Secretaria de Saúde de Vinhedo reabre nesta terça-feira (14), a partir das 16h, o agendamento de vacina contra o coronavírus para adolescentes de 12 a 17 anos, adultos de 18 a 59 anos e segunda doses de Astrazeneca para moradores com retorno marcado até dia 30 de setembro. Continuam abertos em Vinhedo, nesta terça (14), agendamentos para segunda dose de Pfizer até 30 de setembro e dose adicional (terceira dose) de moradores com mais de 85 anos que receberam a segunda dose há no mínimo seis meses. O link de agendamento é https://vinhedo.mitraonline.com.br/agenda-vacina.

A Secretaria de Saúde do Governo do Estado divulgou nota informando que a segunda dose de Astrazeneca pode ser substituída pela Pfizer para evitar atraso no esquema de vacinação “em caráter excepcional e emergencial para completar o esquema vacinal”. No entanto, para realizar o agendamento, o morador que recebeu Astrazeneca deve agendar a segunda dose utilizando o campo de segunda dose de Astrazeneca. No momento da vacinação será utilizada a vacina que estiver disponível, Astrazeneca ou Pfizer.

A vacinação da segunda dose deve ser agendada mesmo que a data de retorno não coincida exatamente com a data disponível no agendamento. A Prefeitura agenda a vacinação sempre de acordo com a disponibilidade de doses enviadas ao município pelo governo estadual.

No caso das segundas doses, mesmo que o agendamento não possa ser feito exatamente no dia marcado do retorno, ele deve ser realizado. O esquema vacinal não é prejudicado com a aplicação da segunda dose com alguns dias de diferença do previsto. O agendamento é recomendação do Ministério da Saúde para evitar aglomeração e longas filas de espera pela vacina.

Terceira dose

A dose adicional, terceira dose, somente será aplicada em idosos com mais de 85 anos que receberam a segunda dose da vacina há pelo menos seis meses. Não serão vacinados moradores com intervalo menor. A orientação é de que aguardem completar os seis meses para agendar a vacina.

Adolescentes

Adolescentes precisam estar acompanhados do responsável no momento da vacinação e devem apresentar o Termo de assentimento para vacinação de pessoas de 12 a 17 anos, disponível no link https://www.vinhedo.sp.gov.br/portal/download/arquivos/qdoozz/. É preciso levar o termo preenchido e impresso, em duas vias, assinado pelo responsável legal para pessoas de 12 a 17 anos.

Vacinação

Vinhedo tem nesta terça-feira (13) 91.123 vacinas aplicadas, sendo que 87% dos moradores com mais de 12 anos, adolescentes e adultos, receberam ao menos uma dose e 49% estão com o esquema vacinal completo, com duas doses ou dose única. Na população em geral, incluindo criança, 74% tomou ao menos uma vacina e 41% está com o esquema vacinal completo, com duas doses ou dose única. Essas porcentagens já levam em conta a atualização da população feita pelo IBGE este ano. De acordo com a projeção do IBGE, Vinhedo tem 81.516 moradores em 2021.

A Secretaria de Saúde de Vinhedo explica que as doses vêm sendo entregues fracionadas e esclarece que o agendamento é reaberto conforme o governo estadual repassa as vacinas para o município, de acordo com as doses disponibilizadas pelo Estado. A Secretaria de Saúde de Vinhedo segue o calendário do Estado, mas reforça que a vacinação é realizada sempre conforme a disponibilidade de doses entregues pelo Estado.

Agendamento

Para agendar a vacinação em Vinhedo é necessário que o morador entre no site www.vinhedo.sp.gov.br e clique no banner “Vacinação covid” ou acesse o link https://vinhedo.mitraonline.com.br/agenda-vacina. O morador pode escolher o dia, horário e local para receber a imunização. Dúvidas para acessar ou concluir o agendamento devem ser enviadas para vacinacao.covid19@vinhedo.sp.gov.br.

Para receber a primeira dose, o morador deve levar o comprovante do agendamento, documento com foto, CPF e comprovante de endereço no nome da pessoa a ser vacinada ou Cartão Cidadão. Quem tem o Cartão Cidadão não precisa levar CPF nem comprovante de endereço. Na segunda dose, tem que levar documento com foto, comprovante de endereço no nome da pessoa a ser vacinada ou Cartão Cidadão e o comprovante da primeira dose.