21 SET 2021
SANEAMENTO
Sanebavi inicia manutenção e testes para recuperar poços profundos desativados em Vinhedo
A Sanebavi deu início nesta segunda-feira (20) a mais uma importante ação para minimizar os impactos da estiagem deste ano na região centro-sul do Brasil. A autarquia de Vinhedo vai realizar a manutenção e recuperação dos poços profundos da cidade. Todas as unidades em operação atualmente irão passar por limpeza, teste de vazão e elaboração de relatório técnico. Já os poços desativados passarão por testes de disponibilidade hídrica, análise de qualidade e avaliação para que possam voltar a ser utilizados.

Dos 22 poços públicos existentes em Vinhedo, 12 estão ativos e contribuem para o abastecimento da cidade e outros 10 estão em desativação temporária junto ao DAEE. O objetivo da autarquia é colocar o máximo de poços em atividade para aumentar a oferta de água à população.

“Passamos por uma das mais graves crises hídricas em boa parte do país e na nossa região. A Sanebavi está investindo como nunca em saneamento na cidade e também na ampliação da oferta de água. São várias ações em diferentes frentes, desde a total revitalização do sistema de captação de água até construção de reservatório, passando por desassoreamentos e controle de perdas. Vamos continuar trabalhando para que não falte água para nossos moradores”, disse o prefeito Dario Pacheco.

Em meio à crise hídrica que afeta todo o país e com o baixo nível dos mananciais , Vinhedo está conseguindo, mesmo com dificuldades, enfrentar esse período crítico de estiagem e a contribuição dos poços profundos  responde por uma parcela considerável do abastecimento público.

“Com a intensificação da estiagem é de grande valia a manutenção dos poços para ampliarmos as fontes de recursos hídricos em uso para o abastecimento público em prol da população vinhedense. Estamos trabalhando firmes para que não falte água”, destacou o superintendente Jaderson Spina, que esteve acompanhando o início dos trabalhos.

O conjunto de serviços em andamento vai permitir à Sanebavi recuperar as condições originais de vazão e nível de cada poço para explorar a sua vazão máxima. Para isso será executada avaliação hidrodinâmica com testes de vazão, vazão máxima, teste escalonado, teste de recuperação de nível, além de elaboração laudo técnico de qualidade da água.

Os 12 poços profundos são responsáveis por cerca de 10% de toda água distribuída para o consumo da população.  Sem essa água, a situação do abastecimento na cidade estaria comprometida. Além de serem fundamentais para complementar o abastecimento da cidade, para três bairros de Vinhedo os poços representam 100% da água distribuída para a população. São eles Floresta, Jardim Miriam e Santa Fé.

Autor: Sanebavi