A Sanebavi recebeu, nesta semana, o novo motor de alta eficiência que será instalado na ETA 1 (Estação de Tratamento de Água), dando início a mais uma etapa do projeto de eficiência energética em implantação na unidade. A iniciativa foi contemplada na Chamada Pública de Projetos da CPFL Energia, dentro do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e prevê investimento de R$ 465.971,39.
O equipamento chegou ao município após a conclusão das etapas de planejamento, medições e preparação técnica previstas no cronograma do projeto. Nos próximos dias, também devem ser entregues os cabos e o painel elétrico que compõem o sistema. Com a chegada de todos os componentes, será iniciada a fase de instalação, com previsão de conclusão e entrada em operação ainda neste mês.
A ETA 1 opera continuamente utilizando sistemas de bombeamento e equipamentos que demandam elevado consumo de energia elétrica. Por esse motivo, a unidade foi definida como ponto estratégico para a implantação das ações de eficiência energética.
O novo motor foi desenvolvido para operar com maior desempenho energético em comparação aos equipamentos convencionais, permitindo que a estação execute suas atividades com menor consumo de energia para uma mesma condição de operação. Após a instalação, serão realizadas novas medições para comparação com os dados coletados anteriormente, possibilitando a avaliação técnica dos resultados obtidos com a modernização.
Além dos benefícios operacionais, iniciativas como essa contribuem para a sustentabilidade dos serviços de saneamento, uma vez que a energia elétrica está entre os principais custos envolvidos nos processos de captação, tratamento e distribuição de água.