Na abertura do evento, o prefeito Jaime Cruz, que foi secretário de Educação por 5 anos, destacou avanços conquistados pelo município
Nesta quinta-feira, 10, pela manhã, com a presença de palestrantes renomados, com apoio da Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Assistência Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promoveu o Seminário Municipal da Primeira Infância. O prefeito Jaime Cruz prestigiou a abertura do encontro, que ocorreu no auditório da Assistência Social.
“Temos ótimos índices, comparáveis a países desenvolvidos. Mas isso tem um trabalho por trás. Na nossa Rede Pública, a mulher que fica grávida tem pelo menos sete atendimentos de pré-natal, é onde começa tudo. A Fundação Seade nos coloca em primeiro no Índice da Primeira Infância, que relaciona a Educação com a Saúde. Isso nos deixa muito felizes, mas não acomodados, pois temos desafios a enfrentar”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
Também estiveram presentes ao evento, que reuniu dezenas de pessoas, a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Claudinéia Vendemiatti Serafim; os secretários municipais de Saúde, Alexandre Viola, e de Assistência Social, Junior Choca; e os vereadores Nil Ramos (presidente da Câmara) e Rodrigo Paixão.
O seminário teve como objetivo aprofundar os estudos relativos à Primeira Infância e contou com a participação dos palestrantes Paulo Vicente Bonilha Almeida, médico pediatra e Mestre em saúde da criança e do adolescente e Jane Valente, especialista em violência doméstica contra a criança e o adolescente.
Primeira Infância
A primeira infância é o período que compreende o nascimento e os primeiros seis anos de vida da criança. É uma etapa muito importante para o desenvolvimento e as experiências dessa época são levadas para o resto da vida.
Durante a primeira infância, a criança passa por processos de desenvolvimento importantes, que são influenciados pela realidade em que está inserida. Entre esses processos estão o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado e a iniciação social e afetiva.
Estudos mostram que quando as condições para o desenvolvimento durante a primeira infância são boas, maiores são as probabilidades de a criança alcançar o melhor de seu potencial, tornando-se um adulto mais equilibrado, produtivo e realizado.
O IPPI Educação confirma a qualidade dos serviços que são oferecidos pela Prefeitura de Vinhedo, pois, em quatro indicadores que compõem o levantamento, a cidade teve nota máxima em todos eles: matrícula em creche em relação à população de 0 a 3 anos; matrículas em pré-escola em relação à população de 4 e 5 anos; número médio de profissionais, por turma, em creches das redes pública e conveniada; e número médio de docentes com ensino superior, para cada 26 crianças, em creches nas redes pública e conveniada.