22 SET 2021
Conselho da RMC debate a construção de Hospital Metropolitano em Campinas
Unidade seria construída nas dependências da Unicamp, em Campinas, com 400 leitos para atender as 20 cidades da região
O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, participou do debate para a implantação de um Hospital Metropolitano na reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), nesta terça-feira (21), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  O hospital seria construído nas dependências da Unicamp, com 400 leitos, para atender moradores das 20 cidades d a RMC. No encontro, ficou decidida a criação de força-tarefa de prefeitos para elaborar a carta de defesa do hospital Metropolitano, que será apresentada na próxima reunião do conselho, em outubro.

“A construção desse complexo hospitalar é de grande importância porque representa um acréscimo inestimável e necessário para a saúde pública regional. Iria desafogar o Hospital das Clínicas e contribuir para evitar que pacientes das nossas cidades tenham que ser atendidos em outras regiões. Muita coisa ainda precisa ser debatida, mas estamos dando um grande passo”, disse dr. Dario.

A reunião do conselho teve a participação do reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles. A Diretoria Executiva da Área da Saúde da Unicamp manifestou interesse em doar um terreno de 40 mil m², próximo ao Hospital das Clínicas, para a construção do Hospital Metropolitano.

A proposta é que o Estado construa o complexo, de custo estimado de R$ 400 milhões, e responda ainda pelo custeio anual de R$ 250 milhões. A Unicamp ficaria responsável pela gestão do hospital. O próximo passo é elaborar uma carta de defesa para buscar apoio do governo estadual ao projeto.

Autor: Silvana Guaiume