22 SET 2021
Prefeitura de Vinhedo vai criar 10 novos leitos de UTI na Santa Casa
Hospital vai ampliar em 55% sua capacidade de atendimento em UTI e passará a ter 28 leitos
O projeto do prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, de repasse de recursos para a Santa Casa construir dez novos leitos de UTI foi aprovado pela Câmara Municipal nesta semana. A Prefeitura vai investir R$ 1.233.375,97 na construção das novas instalações hospitalares. Com isso, a Santa Casa vai ampliar em 55% sua capacidade de atendimento em UTI e passará a ter 28 leitos. O prefeito vai sancionar a lei para regulamentar como será feito o repasse.

“Essa ampliação de leitos na UTI está de acordo com nosso projeto de qualificar cada vez mais o atendimento em nossa cidade, não só o atendimento básico, que é de responsabilidade do município, mas também procedimentos de alta complexidade, em parceria com o Estado. Estamos investindo forte em saúde na nossa cidade, com seriedade e compromisso com a qualidade de vida dos nossos moradores”, disse dr. Dario.

Durante a pandemia, os novos leitos poderão ser usados para atender pacientes de Covid-19 no isolamento e pós isolamento. Após a pandemia, a nova UTI poderá ser qualificada como UTI Cardiológica, abrangendo os casos de pacientes portadores de doenças cardiovasculares.

Segundo o diretor hospitalar da Santa Casa, Dario Prado Figueiredo, casos de pacientes cardíacos e cirúrgicos graves poderão ficar na nova UTI, sobretudo aqueles que realizaram cateterismo e angioplastia. Ele explicou que as cirurgias cardíacas de alta complexidade não são realizadas na Santa Casa, pois são reguladas pelo Estado em hospitais do SUS especializados em cardiopatias.

“Contudo, a nova UTI servirá para retaguarda daqueles pacientes cardiopatas, portadores de marca-passos, cateterismo, angioplastias, etc, ou com problemas vasculares e que muitas vezes eram encaminhados para outros hospitais SUS via regulação estadual, através do sistema CROSS e Central Reguladora”, explicou Figueiredo.

A nova UTI será instalada no espaço onde funcional hoje o Day Hospital. Serão executadas obras internas, instalação de sistema de gases, elétrico e ar condicionado, de acordo com as normas técnicas. Segundo o diretor hospitalar, a nova UTI de 10 leitos será equipada com todos os aparelhos e exigências técnicas, de acordo com o plano de trabalho e os recursos aprovados.

“A destinação de recursos públicos aprovados em lei municipal à Santa Casa, que é filantrópica e o único hospital do município, é legitima, uma vez que a o hospital está credenciado ao atendimento público pelo Sistema Único de Saúde (SUS), bem como é conveniado com o município pela Secretaria Municipal de Saúde”, esclareceu Figueiredo.

O diretor disse que o planejamento da atual gestão da Santa Casa caminha no sentido de trazer atendimento de alta complexidade, e os recursos desses atendimentos, para a instituição. “Assim, pretendemos habilitar uma parte dos leitos com o Estado (via Departamento Regional de Saúde – DRS VII, de Campinas), de modo a garantir taxa de ocupação e recursos estaduais para o seu custeio”, afirmou.

Com o início da operação nova UTI, haverá ampliação em mais de 50% da capacidade de assistência do hospital na alta complexidade, de modo que a estabilização de pacientes pós-cirúrgicos, cardiopatas e outros portadores de doenças cardiovasculares poderão ficar internados na Santa Casa de Vinhedo.

Autor: Silvana Guaiume