23 SET 2021
CULTURA
Exposição de ceramistas (Re)Florescer será aberta nesta sexta nos jardins do Memorial do Imigrante de Vinhedo
Mostra reúne obras de artistas do Brasil e do exterior, com representação de flores em cerâmica de diferentes cores e tamanhos
A celebração da primavera pelas mãos de ceramistas em um dos mais icônicos espaços de Vinhedo. A exposição (Re)Florescer será aberta nesta sexta-feira (24), no Memorial do Imigrante, onde permanecerá  pelo período de um ano. A mostra reúne obras de artistas do Brasil e do exterior, com representação de flores em cerâmica. Pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Nos dias 25, 26 de setembro, 2, 3, 9 e 10 de outubro estará aberta das 10 às 15h, também como opção de passeio dos turistas do Trem Expresso Vale das Frutas, que vai passar pela cidade.

A exposição é uma instalação coletiva, colaboração entre a Secretaria de Turismo e Lazer e o grupo Sou Cerâmica, com participação de artistas do Brasil e do exterior, que enviaram flores de cerâmica para serem expostas no jardim do Memorial do Imigrante Tuto Gasparini. Ao menos cem flores, nas mais variadas formas, cores e tamanhos, poderão ser conferidas pelos visitantes.

“É uma exposição muito simbólica que comemora a chegada dessa nova primavera, que veio trazendo melhores notícias em relação à pandemia, o que nos permite promover eventos que estavam restritos. Também simboliza a importância das artes, do nosso polo ceramista, do nosso patrimônio cultural, que é o Memorial do Imigrante, que nós reabrimos e estamos revitalizando. Uma exposição que celebra recomeços”, disse o prefeito Dario Pacheco.

No dia 31 de novembro, a exposição será ampliada e vai ganhar uma ala especial no interior do Memorial do Imigrante, com a exibição de peças utilitárias de renomados ceramistas vinhedenses, entre eles Acácia Azevedo, Cris Couto, Cris Rocha, Darly Pellegrini, Flávia Pircher, Luciana Thomaz e Rogério Carvalho.

(Re)Florescer celebra a transição do inverno para primavera e faz alusão à retomada de atividades que estavam restritas por causa da pandemia. “Este é o momento de recomeço, de clareza e de iluminação, e nos inspira a buscar um significado para a vida. É a chegada da energia que nos faz abrir novas fontes de criatividade, nos torna mais otimistas, observadores, determinados e esperançosos”, diz o grupo Sou Cerâmica.

A mostra é ainda iniciativa para promover a visitação dos moradores ao Memorial, que vem sendo revitalizado desde o início deste ano, estimular a produção artística local, incentivar a formação de público para as artes e fortalecer a identidade cultural de Vinhedo.

Autor: Silvana Guaiume