04 OUT 2021
SAÚDE
Mutirão de consultas de Vinhedo registra falta de 1 a cada 3 pacientes agendados
Das 120 consultas com clínico geral e pediatra, 38 não aconteceram porque o morador não compareceu
Uma em cada três consultas agendadas no mutirão da Secretaria de Saúde realizado no sábado (2) não pôde ser feita por falta do paciente. Das 120 consultas com clínico geral e pediatra que foram marcadas no mutirão, 38 não aconteceram porque o morador agendado não compareceu ao atendimento. Falta de 32% dos agendamentos. Ainda no sábado foram agendados 39 exames de eletrocardiograma e três pacientes não compareceram, 8% do total.

Este foi o segundo sábado consecutivo de mutirão de exames realizado pela Prefeitura. Outros mutirões vão acontecer em datas ainda a ser definidas. A Secretaria de Saúde entra em contato com o paciente para avisar sobre o agendamento da consulta ou exame três ou até dois dias antes de ele ser realizado.

“As faltas prejudicam muito os pacientes que ainda estão na espera da consulta e que poderiam ter ocupado a vaga do morador que faltou. É importante que as pessoas que não puderem ir já nos avisem nesse contato que fazemos”, disse o secretário de Saúde, Milton Ribolli. Neste sábado, a ausência foi de 1 em cada três pacientes. No primeiro sábado do mutirão, 1 em cada quatro pacientes faltou.

No primeiro sábado de mutirão, no dia 25 de outubro, das 120 consultas agendadas com pediatra, clínico geral e ginecologista, 28 não puderam ser realizadas porque os pacientes faltaram. Da mesma forma, estavam agendados 83 exames de eletrocardiograma, mas 20 pacientes não compareceram sem justificar a falta.

“Saúde é nossa prioridade absoluta, estamos buscando todas as alternativas possíveis para agilizar e qualificar o atendimento a nossos moradores, com atenção e acolhimento. O mutirão vai nos permitir reduzir as filas causadas pela pandemia e garantir o atendimento da nossa população”, disse o prefeito Dario Pacheco, que acompanhou o primeiro sábado de mutirão.

A Prefeitura de Vinhedo está realizando mutirões da saúde para reduzir a demanda de procedimentos eletivos, sem urgência, criada por causa da pandemia, que afetou a realização dos atendimentos. Os exames e atendimentos de urgência continuaram sendo realizados normalmente na pandemia.

O mutirão de consultas e exames acontece em unidades de saúde de Vinhedo, apenas para pacientes agendados, conforme a demanda de cada região. Os pacientes são contatados pela Secretaria de Saúde, priorizando os que estão há mais tempo na fila. A Secretaria organiza o atendimento e entra em contato com os pacientes para avisar sobre o horário da consulta ou do exame.

Autor: Silvana Guaiume